fbpx
Minas em Foco

Secretária de educação de Minas Gerais anuncia a volta as aulas da rede estadual de ensino na próxima segunda-feira de forma remota

Foram desenvolvidas três ferramentas para alunos e professores utilizarem durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estiverem suspensas

 Anúncio foi feito pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna Foto: Fred Magno / O Tempo

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou nesta última terça-feira (12) que as aulas da rede pública de ensino vão voltar na próxima segunda-feira (18) de forma remota.

Segundo a pasta, a medida pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, Comitê Extraordinário Covis-19 e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da pasta, a secretária Julia Sant’Anna lançou o Regime de Estudo não Presencial, e enfatizou a importância da continuidade do ensino mesmo em tempos de isolamento social. “Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças e jovens mineiros da melhor forma possível”, disse.

De acordo com Juliana, a primeira semana será para que os alunos e professores se familiarizem com o material disponibilizado pelo governo. “Essa próxima semana será uma semana muito tranquila, para que vocês, professores e alunos, possam ir se reaproximando das atividades escolares de forma serena e muito compreensiva a esse momento sensível e cuidadoso pelo qual todos nós estamos passando”, afirmou.

Programa

SEE informou que foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas. A primeira delas já está disponível: Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas, e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

A distribuição para os alunos também pode ser pelos via site, e-mail e WhatsApp. Já aqueles que não têm acesso à internet receberão o material impresso.

Na segunda-feira (18/05) vai estrear o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã.

“Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento.

– Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física);

– Na terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia);

– Na quarta-feira a Matemática será estudada;

– Quinta-feira será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física);

– E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).”

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo