fbpx
Últimas notícias

Romeu Zema assina ordem de serviço para obras do Sistema São Francisco, em Ibiaí

Cícero Moto Táxi, O melhor da cidade (038) 9-9943 2020 / 24hs para melhor lhe atender

O governador Romeu Zema e o diretor presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro, assinaram nesta terça-feira (19/1), em Ibiaí, no Norte de Minas, ordem de serviço para início das obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros – Sistema São Francisco. 

Serão investidos R$ 257,3 milhões no empreendimento, que beneficiará cerca de 430 mil pessoas da região, garantindo o abastecimento de água pelos próximos 30 anos. Além disso, a obra prevê a geração de aproximadamente 800 empregos diretos e indiretos.

O empreendimento prevê a captação de água por meio de balsas flutuantes instaladas no rio São Francisco, em Ibiaí, seguida pelo transporte da água bruta até a Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada no município. 

Após o processo de tratamento, a água será conduzida por meio de um sistema de adutoras, composto por quatro elevatórias de água tratada até o reservatório situado na área de Estação de Tratamento de Água – ETA Pacuí, em Coração de Jesus.

Zema destacou a importância da obra para o desenvolvimento do Norte de Minas que, ao garantir o abastecimento de água, poderá atrair novos investimentos. Segundo ele, esta é uma demanda antiga da população.

“Essa obra já deveria ter sido concretizada, porque Montes Claros e região já vêm sofrendo com a falta de água há muito tempo. A obra vai propiciar dignidade para as pessoas, pois quem passa por rodízio de água sabe o quanto é difícil ficar um ou dois dias sem abastecimento. Também é uma questão de saúde, já que as condições sanitárias pioram com a falta de água, além de promover o desenvolvimento. Ninguém quer investir onde não tem água disponível. Tudo isso vai ser resolvido com a adutora, que tem previsão de suportar a demanda por pelo menos mais 30 anos”, afirmou o governador.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo