João Pinheiro regride para Onda vermelha do Minas Consciente que tem ajustes de regras para o Dia dos Namorados
O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu nesta última quinta-feira (10/6) ajustes para regras da onda vermelha com Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, categoria criada na semana passada e que estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Minas Consciente. A partir desta sexta-feira (11/6), haverá permissão para academias, clubes e salões de beleza funcionarem nesta etapa do plano, além de autorização especial para bares e restaurantes no fim de semana do Dia dos Namorados, mantendo as medidas sanitárias indispensáveis de prevenção ao vírus.
Com as deliberações, 12 macrorregiões do estado, entre elas a do Noroeste Mineiro, dos seguintes Municípios estarão na onda vermelha:
Arapuá
Arinos
Bonfinópolis de Minas
Brasilândia de Minas
Buritis
Cabeceira Grande
Carmo do Paranaíba
Chapada Gaúcha
Cruzeiro da Fortaleza
Dom Bosco
Formoso
Guarda-Mor
Guimarânia
João Pinheiro
Lagamar
Lagoa Formosa
Lagoa Grande
Matutina
Natalândia
Paracatu
Patos de Minas
Presidente Olegário
Já as macros do Triângulo do Norte e Vale do Aço permanecem na onda amarela. As únicas alterações de onda foram para as macrorregiões Norte, que regrediu da amarela para a vermelha, e Triângulo do Sul, ao deixar o Cenário Desfavorável e agora se enquadrar nas regras básicas da onda vermelha.
Já as macrorregiões do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul continuam consideradas em Cenários Epidemiológico e Assistencial Desfavoráveis, o que aponta que a situação da pandemia continua crítico.
Monitoramento para avanço ou retrocesso de Ondas
Como dito, as ondas possuem uma lógica gradual e sequencial de abertura, para que a retomada se dê de forma progressiva na sociedade, observando os impactos na rede assistencial.
São analisados, pela Secretaria de Estado de Saúde, os dados por macrorregião e microrregião de saúde.
Os indicadores são:
- Taxa de Incidência Covid-19;
- Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
- Taxa de Ocupação por Covid-19;
- Leitos por 100 mil habitantes;
- Positividade atual RT-PCR;
- % de aumento da incidência;
- % de aumento da positividade dos exames PCR.
Os dados são agregação conforme peso e nota de cada indicador.
A análise que possibilitará o avanço da onda Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais) é semanal.
A análise para avanço da Onda Amarela – Fase 2 (serviços não essenciais) para a Onda Verde (serviços não essenciais com alto risco de contágio) é feita a cada 28 dias.
A regressão de qualquer região pode acontecer a qualquer momento, desde que os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde apresentem risco à saúde dos mineiros e mineiras.
Comentários