fbpx
Últimas notícias

Destroços de foguete chinês descontrolado cairão no sábado sobre a Terra e pode atingir Brasil e Estado Unidos

A reentrada do foguete chinês CZ-5B tinha 1,86% de chances de ocorrer sobre o Brasil de acordo com cálculo feito pela BRAMON a partir da previsão de reentrada divulgada na quarta-feira (5). Segundo os cálculos de Joseph Remis, o foguete deveria reentrar por volta das 02h17 deste domingo (9).

Mas como a previsão foi feita com muita antecedência, tinha uma margem de erro de mais ou menos 21 horas e, dentro dessa margem, o objeto faria 9 passagens sobre o Brasil.

Novos cálculos divulgados na manhã desta quinta-feira (6) indicam que a reentrada deve ocorrer um pouco mais cedo, à 0h06 de domingo (9), mas com uma margem de erro de 21 horas, o que acrescenta uma passagem a mais sobre a região sul do Brasil e eleva a possibilidade de reentrada sobre o país para 1,92%.

Há uma noção de quando e onde ele vai cair no retorno à Terra. Mais precisamente, no oceano a oeste dos Estados Unidos.

Vale a pena reforçar que, durante o processo de reentrada, grande parte do foguete deve ser consumido pela atmosfera, restando apenas algumas partes mais resistentes e menores, como os tanques de combustíveis, que caem em velocidade bastante reduzida. A chance de que caiam em área habitada e possam causar algum tipo de dano em solo é muito pequena, embora não possa ser desprezada.

Os destroços do foguete chinês são monitorados pelo Comando Espacial dos EUA e deve atingir águas internacionais, mas o ponto exato ainda é incerto. Se realmente acontecer a oeste dos Estados Unidos, será no Oceano Pacífico. Essa peça do Longa Marcha 5B é o primeiro estágio do veículo e mede 33 metros, com 5 metros de diâmetro, pesando 21 toneladas.

De acordo com o Global Times, pertencente ao Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, os relatos de que o foguete está “fora de controle” e pode causar danos são exagero dos estrangeiros. Ainda segundo a publicação, fontes da indústria espacial afirmaram que “não há motivo para pânico”.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo