Operação ABCZ: Polícia Civil Desarticula Fraude de R$ 1,1 Milhão Contra Associação Pecuária em Uberaba
Cerca de 35 policiais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão contra o núcleo operacional e financeiro de um grupo que fraudou o sistema contábil da instituição. A Justiça determinou o sequestro de bens dos suspeitos para garantir o ressarcimento do prejuízo.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira (11/11), a Operação ABCZ em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A ação mira crimes de estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa contra uma associação pecuarista sediada na cidade.
A investigação, iniciada em julho deste ano após denúncia formalizada pelo setor jurídico da associação, revelou um esquema elaborado para lesar financeiramente a entidade:
- Prejuízo: A organização criminosa atuou entre o período de 2024 até junho de 2025, ocasionando um prejuízo financeiro em torno de R$ 1,1 milhão.
- Ex-Colaborador: Entre os investigados está um ex-colaborador do setor de contabilidade. Ele teria mapeado uma falha no sistema de confecção e conferência de notas fiscais da associação.
- Modus Operandi: O ex-colaborador e demais investigados criavam pessoas jurídicas recém-constituídas (empresas de fachada) para emitir documentos fiscais fraudulentos (notas frias) à associação, gerando um segundo pagamento por um serviço que já havia sido prestado.
Cerca de 35 policiais cumpriram dez mandados de busca e apreensão expedidos contra o núcleo operacional financeiro do grupo.
- Apreensões: Foram apreendidos celulares, notebooks, chips, pen drives e outros aparelhos eletrônicos , que serão analisados pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).
- Bloqueio de Ativos: Diante do prejuízo apurado, a Justiça deferiu o sequestro de bens, valores e direitos dos suspeitos, até o montante do valor fraudado.
As investigações prosseguem para desvendar a totalidade da organização criminosa.

Comentários