Comissão Aprova Unidades Móveis para Mamografia pelo SUS: Proposta do Deputado Weliton Prado Avança
Projeto prevê uma unidade móvel de mamografia para cada região de saúde no Brasil, inspirando-se em iniciativas já realizadas em Minas Gerais pelo deputado Weliton Prado.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7004/17, de autoria do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) e do ex-deputado Ricardo Izar (SP), que garante pelo menos uma unidade móvel de realização de mamografia em cada região de saúde do Brasil. O objetivo é ampliar o acesso ao exame de mamografia, fundamental na detecção precoce do câncer de mama, especialmente em municípios mais afastados.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para votação no Senado. Se aprovada, a lei irá alterar a Lei 11.664/08, que já regula ações relacionadas ao câncer de mama e colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto prevê que a regulamentação e alocação dessas unidades móveis de mamografia serão de responsabilidade da direção nacional do SUS, garantindo que a distribuição atenda de forma estratégica as regiões de saúde, que são agrupamentos de municípios limítrofes com o objetivo de facilitar a integração dos serviços de saúde.
Weliton Prado, que já realiza esse tipo de trabalho em Minas Gerais, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, comentou sobre a importância da iniciativa. “Esse projeto representa um avanço significativo para a saúde da mulher no Brasil. A implementação de unidades móveis facilitará o acesso ao exame de mamografia, especialmente nas áreas mais carentes, salvando muitas vidas por meio da detecção precoce do câncer”, destacou o deputado.
Prado tem sido um exemplo no combate ao câncer em Minas Gerais, onde atua com projetos que já levam atendimento móvel de mamografia a diversas regiões do estado, promovendo diagnósticos mais rápidos e acessíveis. Seu trabalho junto ao Hospital de Amor de Barretos, referência no tratamento oncológico, tem sido modelo para o projeto que agora se discute em âmbito nacional.
Se aprovada, a lei trará um impacto positivo em todo o país, expandindo o acesso ao exame de mamografia para milhares de mulheres, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer.
Compartilhe e Siga nossas redes sociais, canal no YouTube e portal para mais histórias e atualizações. Siga-nos também no WhatsApp. (38) 9.9978-0296
Sputnik Voz do Povo / Missão de Amor – Nossa missão é salvar vidas!
Comentários