Governo Federal descarta adoção do horário de verão para 2024, afirma ministro de Minas e Energia
Após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ministro Alexandre Silveira assegura que a segurança energética está garantida para este ano.
O ministro Alexandre Silveira explicou, durante a coletiva de imprensa, que a decisão de não implementar o horário de verão para 2024 foi tomada com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo ele, a medida não se justifica no atual cenário energético do país, uma vez que há segurança no abastecimento, mesmo após um período de intensa seca que afetou os principais reservatórios hídricos do Brasil.
Silveira ressaltou que, apesar da seca histórica registrada este ano, o país conseguiu superar o momento crítico, especialmente nas regiões Sudeste e nas cabeceiras de importantes rios. Com chuvas recentes, os níveis dos reservatórios começaram a se estabilizar, o que oferece tranquilidade para o governo em termos de fornecimento de energia.
Além disso, o ministro destacou que o pico de maior benefício do horário de verão ocorreria nos meses de outubro e novembro, e que qualquer implementação tardia teria impacto limitado. Ele ainda pontuou que países como a França mantêm a prática, mas por razões mais econômicas do que energéticas, mostrando que, em certos contextos, a medida pode ter outros impactos além do energético.
Pesquisas recentes indicam que a opinião pública está dividida quanto à volta do horário de verão. De acordo com o Datafolha, 47% dos brasileiros são favoráveis à medida, enquanto 47% são contrários. Outro levantamento, feito pelo portal Reclame Aqui e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apontou que 54,9% da população é a favor da implementação, especialmente por seus impactos positivos em setores como turismo e comércio.
Por fim, o governo deixou em aberto a possibilidade de reavaliar a volta do horário de verão para 2025, levando em conta possíveis mudanças nas condições energéticas e econômicas do país.
Compartilhe e Siga nossas redes sociais, canal no YouTube e portal para mais histórias e atualizações. Siga-nos também no WhatsApp. (38) 9.9978-0296
Sputnik Voz do Povo / Missão de Amor – Nossa missão é salvar vidas!
Comentários