PMMG de Meio Ambiente Realiza Operação de Combate à Pesca Irregular no Noroeste de Minas
Patrulhamento Aquático e Fiscalização Garantem Proteção à Fauna Aquática e Segurança da Comunidade Ribeirinha
Nos dias 05 e 06 de abril de 2024, a Polícia Militar de Meio Ambiente conduziu a primeira operação de combate à pesca predatória no Noroeste de Minas, após o período de piracema. Equipes de policiais militares dos municípios de Paracatu e João Pinheiro, sob responsabilidade do 2° Pelotão de Meio Ambiente da 16ª CIA PM de Meio Ambiente, realizaram patrulhamentos aquáticos nos rios da bacia do São Francisco, com foco especial no Rio Paracatu e seus afluentes.
Além da preservação do ecossistema da fauna aquática regional, os esforços da operação visaram garantir e restaurar a sensação de segurança da comunidade rural e ribeirinha. O patrulhamento ostensivo de meio ambiente, através de patrulhamento náutico, embarcado e desembarcado na região, também teve como objetivo combater a criminalidade na zona rural.
Na cidade de Paracatu, foram empregadas 2 viaturas e 2 embarcações, além de 6 policiais militares. Em João Pinheiro, foram empregados 5 policiais militares, 2 embarcações e 2 viaturas policiais.
Durante as operações, foram recolhidas 58 redes de emalhar, 12 tarrafas, 3 tarrafões/caceias, 78 pindas, 21 anzóis e 1 molinete. Cerca de 60 ranchos/acampamentos foram fiscalizados e diversas pessoas, incluindo pescadores amadores e profissionais, foram abordadas. Não foram registrados crimes violentos nem contra o patrimônio durante a operação nos municípios de Paracatu e João Pinheiro.
Um veículo foi apreendido e três autos de infração ambientais foram lavrados, juntamente com um boletim de ocorrência ambiental referente à poluição no perímetro urbano de Paracatu.
Observou-se durante os trabalhos da operação que, devido às últimas chuvas na região, os volumes dos rios estão atualmente acima da média, o que levanta alerta para possíveis enchentes.
Denúncias anônimas de crimes contra a natureza podem ser feitas através do Disque Denúncia 181 e as emergências policiais no telefone 190.
Para se manter atualizado com as principais notícias, participe do canal do Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba informações direto no seu celular. Clique no link abaixo para se inscrever e se manter informado sobre os acontecimentos locais. [Link de inscrição no canal do Whatsapp]
Comentários