fbpx
Bairro em Pauta

Alerta Sanitário: Alimentar Pombos Pode Representar Risco à Saúde Pública em João Pinheiro

Lei municipal N 2.910/2022 / autoria Vereador Cabo Vieira

Alimentar pombos pode parecer um gesto de gentileza com os animais urbanos, mas especialistas alertam que essa prática pode ter consequências graves para a saúde pública. A superpopulação de pombos em áreas urbanas representa um risco significativo de transmissão de doenças e danos ao meio ambiente.

As fezes dos pombos podem conter uma variedade de patógenos, incluindo bactérias, fungos e parasitas, que podem ser prejudiciais à saúde humana. Algumas das doenças associadas aos pombos incluem a criptococose, histoplasmose e salmonelose, que podem ser transmitidas através do contato com as fezes contaminadas ou da inalação de esporos fúngicos presentes no ambiente.

Além disso, a superpopulação de pombos pode resultar em danos a edifícios, monumentos históricos e espaços públicos devido ao acúmulo de fezes corrosivas. A presença excessiva dessas aves também pode causar problemas ambientais, como a competição com outras espécies de aves nativas e a poluição do ar e da água.

Diante desses riscos, é crucial que a população esteja ciente dos perigos associados à alimentação de pombos e tome medidas para evitar essa prática. Em vez de alimentá-los, é recomendado adotar estratégias de controle populacional e manejo de aves urbanas, em colaboração com autoridades locais e especialistas em saúde pública e conservação ambiental.

A conscientização e a ação coletiva são fundamentais para proteger a saúde pública e o meio ambiente contra os riscos associados à superpopulação de pombos em áreas urbanas.

Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo