fbpx
Política

Proposta do novo Código Eleitoral: Desincompatibilização de Juízes, Procuradores e Policiais 4 anos antes das eleições e Fim da Reeleição para o Executivo

Relator Apresenta Principais Alterações, Incluindo Desincompatibilização e Distribuição de Vagas Parlamentares

O Senado Federal está em processo avançado de discussão sobre um novo Código Eleitoral para o país. Na última quinta-feira (29), o senador Marcelo Castro (MDB/PI), relator do projeto de lei complementar, apresentou-se com os líderes partidários às principais mudanças propostas, que devem ser levadas à votação na Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto, composto por quase 900 artigos, tem como objetivo consolidar em um único texto as leis e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral atualmente em vigor. Entre as alterações mais significativas, destaca-se a proposta de obrigatoriedade de desincompatibilização para juízes, procuradores e policiais que desejam disputar eleições, exigindo que se afastem de suas cargas quatro anos antes do pleito, como explicado o senador relator.

Outro ponto de destaque é a revisão da distribuição das vagas parlamentares, tema recentemente julgado pelo Supremo Tribunal Federal. O relator propõe que os partidos alcancem 100% do quociente eleitoral e que os candidatos obtenham pelo menos 10% dos votos.

Além disso, o texto prevê novas regras para as vagas não preenchidas pelo quociente eleitoral, garantindo que um segundo partido também participe da divisão, mesmo sem alcançar o quociente eleitoral.

Uma proposta de grande relevância é a uniformização das punições previstas para inelegibilidade, padronizando-as em oito anos contados a partir de janeiro do ano seguinte à eleição.

O senador Marcelo Castro também apresentou três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para debater o fim da reeleição, um mandato de cinco anos para todos os cargos e a realização coincidente das eleições federais, distritais, estaduais e municipais.

Além disso, a proposta inclui uma mudança na duração dos mandatos dos senadores, passando de oito para 10 anos. O debate sobre o novo Código Eleitoral continuará na Comissão de Constituição e Justiça na próxima semana, com a expectativa do relator de aprovar as alterações ainda neste semestre. No entanto, as mudanças só entrarão em vigor após as eleições de 2026.

Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo