Desemprego cai para 7,7% no terceiro trimestre de 2023
Menor nível desde o último trimestre de 2014
Por: Elivan Alves, Jornalista
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,7% no terceiro trimestre deste ano. O menor nível desde o último trimestre de 2014, quando ficou em 6,6%. De abril a junho de 2023, o índice ficou em 8% e no terceiro trimestre do ano passado, em 8,7%.
Os dados são da Pnad , a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta terça-feira (31) pelo IBGE.
Com esse resultado, o número de desempregados no país é de 8,3 milhões, ou 3,8% abaixo do trimestre anterior e 12,1% a menos do que o terceiro trimestre de 2022.
Já a população ocupada totalizou 99,8 milhões de pessoas, o que representou uma alta de 0,9% em relação ao trimestre anterior e de 0,6% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. É também o maior contingente da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, a maior parte desse aumento no número de ocupados, de 587 mil pessoas, veio da categoria de empregados com carteira assinada no setor privado.
Beringuy explicou que essa foi a única categoria investigada pela pesquisa que apresentou crescimento significativo.
Em relação aos setores econômicos analisados pela pesquisa, o único que registrou aumento significativo no seu número de ocupados foi o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
O rendimento médio real foi estimado em R$ 2.982, um crescimento de 1,7% em relação ao trimestre encerrado em junho e de 4,2% frente ao mesmo período do ano passado.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários