fbpx
Minas em Foco

Ex-prefeito de Espera Feliz é condenado a restituir cofres públicos por contratar empresa sem licitação

Por: Elivan Alves, Jornalista

O Ministério Público de Minas Gerias (MPMG) obteve na Justiça a condenação de um ex-prefeito (2004-2008) de Espera Feliz, por irregularidades na contratação de shows para uma exposição agropecuária em 2008. Pela decisão, ele terá de ressarcir aos cofres públicos o valor de R$67.545,55, corrigidos, e pagar esse mesmo valor como multa civil. Também foi condenado à perda da função pública (caso exerça) e teve suspensos seus direitos políticos por seis anos. 

Na ocasião, em 2008, ele ordenou a contratação, sem licitação, da empresa Dimensão Soluções Tecnológicas Ltda para fazer a intermediação com grupos musicais. Entretanto, um parecer jurídico apontou que, com a intermediação da empresa, o preço de três shows seria superior ao de mercado. Mesmo assim, o prefeito a autorizou a fazer as contratações. E após denúncia, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Espera Feliz constatou ainda ausência dos requisitos legais para a inexigibilidade da licitação. 

“Para a contratação sem a necessidade de licitação é indispensável que o objeto da contratação seja um profissional (cantor ou banda de música) específico, ou seja, o foco da contratação deve estar direcionado para as qualidades de um determinado artista, fato que afasta a possibilidade de contratação, com inexigibilidade de licitação, de um pacote fechado de bandas ou conjuntos musicais ou com base nas qualidades do empresário e não do artista”, afirma trecho da Ação Civil Pública (ACP).  

Para o promotor de Justiça Vinicius Bigonha Cancela Moraes de Melo, a análise dos documentos deixa claro que a intenção do prefeito era favorecer a Dimensão Soluções Tecnológicas, pois efetuou a contratação direta não de bandas específicas, mas de uma única empresa que atuou, com ‘exclusividade’, na exposição agropecuária de 2008”. Na decisão judicial, a empresa também foi condenada a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$67.545,55, corrigido, e a pagar esse mesmo valor como multa pelo prejuízo gerado. Além disso, está proibida de contratar com o poder público por quatro anos. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo