fbpx
Minas em Foco

Governo disponibiliza mapeamento sobre demandas de cursos profissionalizantes no estado

Pesquisa revela áreas que terão prioridade no próximo edital do programa de formação profissional Trilhas de Futuro; instituições de ensino poderão visualizar demandas por cidades e mesorregiões

Já está disponível para consulta pelas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos profissionalizantes o mapeamento que fornece dados relevantes sobre demanda de mercado e empregabilidade em todas as regiões de Minas Gerais. 

Criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Desenvolvimento Social (Sedese/MG), o portal traz resultados da análise dos dados de empregabilidade, demanda e oferta dos cursos, a partir de um ranking de prioridade que guiará a disponibilidade dos cursos técnicos no programa Trilhas de Futuro. O mapeamento pode ser acessado neste link. 

A plataforma é intuitiva e dinâmica e os dados podem ser consultados por cidade, mesorregião, por cursos específicos e por eixos tecnológicos. Além de fornecer informações sobre o potencial de empregabilidade e a ordem de prioridade dos cursos técnicos em cada região.

Para o conteúdo foram realizados, este ano, dois levantamentos, um pela Sede, em escuta ativa com o setor produtivo; e outro pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da SEE/MG, a partir das demandas apresentadas localmente. Outro conjunto de dados utilizado é o Mapa de Demanda por Educação Profissional, elaborado pela Sedese, que é referência nacional.

Nova edição 

O quarto edital do Trilhas de Futuro está previsto para ser lançado ainda neste segundo semestre de 2023. Com a divulgação do mapeamento, as instituições poderão analisar a possibilidade de disponibilizar em suas estruturas novos cursos com um catálogo de oportunidades já alinhado às possibilidades de empregabilidade em cada região. 

Vale ressaltar que todas as regiões do estado estão sendo analisadas. Entre diversas situações encontradas, destaca-se, por exemplo, a demanda no município de Araxá, no Alto Paranaíba, por profissionais do curso de manutenção aeronáutica em célula. Este curso não é oferecido, ainda, por nenhuma instituição de ensino em Minas. 

No Vale do Lítio, que engloba os municípios de Araçuaí, Capelinha, Salinas, Teófilo Otoni e Turmalina, que fizeram parte do mapeamento, já estima-se demanda de 1,6 mil vagas no setor de eletrotécnica, química, mecânica, contabilidade, segurança do trabalho, administração, manutenção de máquinas pesadas, mineração, edificações, hidrologia, metalurgia, agroindústria e florestas. 

No contexto geral estadual, as áreas que mais têm demandado profissionais capacitados são administração, alimentos, cerâmica, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, logística, manutenção de maquinas pesadas, mecânica, meio ambiente, produção de moda, química, segurança do trabalho, sistemas de energia renovável, vendas, vestuário e veterinária. 

Mão de obra especializada 

O programa Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da SEE/MG, e tem como objetivo oferecer, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

Atualmente, cerca de 130 mil estudantes estão matriculados nas três edições do programa, em todo o estado. São 82 opções de cursos em 283 instituições credenciadas, em 133 municípios mineiros.

Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo de R$ 20 por dia para transporte e alimentação. O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão no programa.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo