fbpx
Plantão de Polícia

Ações contra violência em escolas em pauta no Sputnik Voz do Povo

Representando a Policia Militar de Minas Gerais, Cabo Roberto, participou do programa Impacto Notícias, nesta quinta-feira (13) e falou das medidas adotadas no municipio de João Pinheiro e no estado de Minas Gerais, para prevenção à violência nas escolas.

Diante dos fatos que aconteceram e os números crescentes de ameaças de ataques as estituições de ensino, o CB/Roberto, falou da preocupação das forças de segurança e acende um alerta. O tema foi debatido no programa Impacto Noticias, aprensetado pelo jornalista Jeferson Sputnik, nesta quinta-feira (13).

“Na nossa unidade nós não encaramos nem uma frase em banheiro como uma brincadeira ou um trote. Nenhum desses eventos nós encaramos como uma simples brincadeira, todos nós levamos à máxima seriedade na apuração. Infelizmente alguns ainda não são possíveis de identificar a autoria”. Afirmou

O Cabo, falou sobre sua experiência ao longo dos últimos anos, atuando nas escolas pelo PROERD. “Não é um tema com soluções simplistas. Envolve muita reflexão, muito diálogo e algumas mudanças de mentalidade, por assim dizer, ou quebras de paradigmas, principalmente quando nós precisamos abordá-lo de forma mais clara”, acrescentou.

O policial explicou que as ações vão sendo construídas com o aprendizado das equipes que atuam nas escolas. “Quando começamos essa atuação dentro das escolas, vem acontecendo um constante aprendizado de atuação da PMMG, junto às escolas do nosso estado. Um aprendizado porque realmente é um ambiente que merece toda atenção e merece a reflexão, dada a sua complexidade”, ressaltou.

Relações sociais

Uma “mudança drástica de comportamento” e uma percepção real de transformação das interações sociais são identificadas pelo jornalista como um sinal de uma nova era, não só no ambiente escolar, mas em toda sociedade. “Um grande mergulho em mundos virtuais e um grande afastamento de relações sociais. Isso tudo tem nos trazido mais complexidade nas relações, nas interações humanas, principalmente nas escolas. O que torna esse assunto tão complexo e tão importante”, opinou.

“É importante conhecer o tema e não apenas temer o problema. O que nós temos visto hoje é um grande temor, um pavor instaurado, mas pouca busca em conhecer o porquê, um jovem entra numa escola com a intenção de matar pessoas, sejam professores, sejam alunos. Por que? O que está por trás disso?”, questionou.

O militar chamou a atenção para pontos em comum que ligam os eventos ocorridos; “Todos os casos têm sinais aparentes antes de acontecer. Os indivíduos que praticaram os atentados deixaram explícito de alguma forma que ia promover. Pelo menos uma pessoa sabia, isso são dados estatísticos de todos os eventos”, explicou o Militar.

Em meio a onda de ameaças de massacre em escolas, o Governo de Minas Gerais anunciou, na quarta-feira (12/4), uma série de medidas para reforçar a segurança nas instituições estaduais. Além do monitoramento com câmeras e sensores, que começou a ser implantado no ano passado, as escolas de MG passam a contar com novas regras e maior rigor com restrição de acesso.

Atualmente, 75% do total de 3,4 mil unidades de ensino da rede estadual de Minas Gerais têm câmeras de segurança e alarme. A tecnologia começou a ser implantada em outubro de 2022, após duas escolas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terem sido alvo de vandalismo e ataques neozanistas.

Entre as medidas anunciadas na manhã da última quarta-feira (12/4) estão restrições para entrada de visitantes nos prédios escolares. A partir da próxima semana, o acesso só será liberado mediante identificação e autorização do diretor da escola. “Portões fechados, qualquer pessoa que acessar a escola terá que se identificar. Os pais podem ficar tranquilos e mandar os filhos para a escola”, garantiu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292. Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo