fbpx
Últimas notícias

Sexta-Feira Santa: Saiba o que abre e o que fecha no feriado

Boletos e carnês com vencimento no dia 7 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo no valor, no próximo dia útil

A Sexta-Feira Santa, uma data que, mesmo que possua caráter religioso, é entendida como feriado nacional e cai neste dia 7 de abril. Mas você sabe quais são os serviços que abrem e quais fecham nesta sexta-feira?

Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente no feriado. Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.

Quanto aos postos de gasolina, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estes estabelecimentos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre às 6 horas da manhã e às 20h, inclusive em feriados.

A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas da região. Fique atento pois os horários de funcionamento dos estabelecimentos podem sofrer alterações. 

Em relação aos transportes públicos, como a administração ocorre por meio das prefeituras, é importante que você procure se informar acerca dos fluxos e horários de funcionamento de acordo com a sua localidade. 

Alguns estados e capitais decretaram ponto facultativo antes mesmo do feriado. É o caso do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Palmas (TO), por exemplo, que terão pontos facultativos para servidores públicos a partir desta quinta-feira (6). 

É importante ressaltar que para os trabalhadores que forem escalados para o trabalho no feriado, a compensação de horas ou o recebimento pelo trabalho deverá ser calculada com 100% de acréscimo ao valor do salário do colaborador pelo dia trabalhado. 

Bancos e Lotéricas

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (7). Entretanto, as áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos estarão disponíveis, assim como também os canais de atendimento por telefone, aplicativos e internet banking. 

Boletos e carnês com vencimento no dia 7 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo no valor, no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira dia 10. 

Agências e Casas Lotéricas também estarão fechadas na sexta-feira, retomando os atendimentos no sábado (8). 

Correios

Com base em informe realizado pelos Correios, as agências estarão fechadas na sexta-feira (7). Porém, as agências que funcionam aos sábados abrirão normalmente no dia 8 e as entregas também estarão sendo realizadas.

Você pode realizar uma consulta no site dos Correios para conferir o endereço e o horário de funcionamento das agências que funcionam aos sábados. Na quinta-feira (6) e na segunda-feira (10) o horário de atendimento estará ocorrendo normalmente. 

Se necessário, contate a Central de Atendimento dos Correios (CAC) por meio do portal Fale Conosco ou ainda pelo telefone 3003-0100. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. 

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estarão fechadas na sexta-feira, dia 7. O mesmo acontece com o atendimento humano realizado pelo telefone 135 na sexta-feira. Entretanto, as agências funcionarão normalmente na quinta (6) e na segunda-feira (10).

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo