fbpx
Últimas notícias

Operação da PF mira fraude no sistema de controle de mercúrio do Ibama

Organização suspeita pode ter abastecido garimpos com produto ilegal

Agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação nesta quinta-feira (1) para eliminar um esquema criminoso de fraudes no sistema de controle de importação e comércio de mercúrio metálico.

De acordo com a PF, essa foi a maior operação da história para desarticular o uso ilegal de mercúrio. Segundo as investigações, o esquema resultou em um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão.

A organização é acusada de crimes contra o meio ambiente e lavagem de dinheiro em pelo menos sete estados. Os crimes estão ligados ao contrabando de mercúrio para abastecer garimpos em Mato Grosso, Rondônia e Pará.

Nesta quinta, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 49 de busca em residências, empresas e áreas de mineração em Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia. Também foi determinado o bloqueio de bens correspondentes ao valor do prejuízo causado aos cofres públicos.

O sistema fraudado, o Cadastro Técnico Federal, é de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Além de colaborar com as investigações, o Ibama afirma que também está fiscalizando as áreas de mineração, com possibilidade de aplicação de multas, suspensão de atividades e embargos para pessoas físicas e jurídicas envolvidas com comércio de mercúrio, recicladoras de resíduos e mineradoras de ouro.

Os criminosos tinham um esquema de importação e reciclagem de resíduos, como lâmpadas e materiais odontológicos, obtendo, assim, o metal. Mais de duas toneladas de mercúrio teriam sido comercializadas ilegalmente, acobertadas por esse tipo de fraude.

Além do prejuízo financeiro, o descontrole sobre o mercúrio também pode contaminar rios e causar danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde de animais e humanos, inclusive no sistema nervoso central, levando à morte

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo