fbpx
Últimas notícias

Copasa investe em aperfeiçoamento de equipes para garantir qualidade do serviço prestado 

Cursos obrigatórios e opcionais incluem teoria e prática 

Além de adotar novidades tecnológicas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também investe constantemente na preparação e aperfeiçoamento de suas equipes administrativas, operacionais e técnicas para melhorar cada vez mais a prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. No âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), que engloba 58 municípios no Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, somente entre os meses de janeiro e outubro de 2022, os 656 empregados realizaram mais de 30 mil horas de treinamentos. 

Dentre as atividades estão treinamentos obrigatórios, que compreendem desde cursos para operação de novos equipamentos adquiridos para os ofícios realizados no dia a dia, até o manejo correto de produtos utilizados no tratamento da água e do esgoto; e treinamentos eletivos, que contribuem tanto com o bom andamento da rotina de trabalho quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do empregado. Também são realizados workshops que abordam a saúde e a segurança do trabalho, a fim de garantir um ambiente corporativo salubre e assegurar a integridade dos colaboradores. 

De acordo com a superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane Carneiro, os workshops, imersões e benchmarkings realizados favorecem uma operação cada vez mais eficaz da empresa como um todo, pois a equipe sempre estará capacitada. “Os treinamentos contribuem para garantir a assertividade de resultados da qualidade da água e do esgoto; ajudam nas rápidas tomadas de decisões para corrigir falhas nos sistemas; possibilitam que alcancemos resultados cada vez mais altos e principalmente permitem a execução eficiente das manutenções”, explicou, ressaltando que treinamentos previnem inclusive danos a máquinas e equipamentos, o que agiliza a execução dos mais diversos serviços. Com isso, sobra mais verba, que pode ser direcionada para outras melhorias. 

Mais de 70% das horas dos treinamentos foram dedicados, especificamente, às capacitações operacionais como, por exemplo, a operação das Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE), e a fiscalização de obras e serviços. Desses, 65% compreenderam a importância da utilização de equipamentos de proteção individuais e coletivos; análise de riscos em trabalhos feitos em grandes altitudes; escoramento de valas para evitar desabamentos quando as atividades são promovidas em escavações; conduta a ser adotada para evitar acidentes e em casos de acidentes; dentre outras questões que envolvem a segurança no trabalho.  

Para o operador de ETA na cidade de Paracatu, Vanderli Reis, é muito importante estar sempre atualizando os conhecimentos. “Realizar o curso de Operação de ETA foi primordial, pois deu uma ótima noção do processo de produção de água e demais atividades relacionadas ao dia a dia de um profissional responsável por essa função. Além do curso obrigatório, também realizei diversos cursos opcionais, para ter mais conhecimento sobre a Companhia, tais como Operação de ETE e Transporte e Manuseio de Produtos Químicos,” concluiu. 

A proatividade também é um dos valores presentes nas equipes da Copasa, por isso, os cursos opcionais, presentes em uma plataforma virtual da Companhia, denominada “Manancial do Saber”, também tiveram adesão ao longo do ano. Dentre os cursos opcionais realizados pelos empregados da UNOE, aproximadamente 50% foram voltados para a esfera administrativa. Dentre os cursos oferecidos estão gestão de desempenho funcional, que visa à preparação do colaborador para realizar a avaliação de desempenho de maneira assertiva; noções básicas de contabilidade, que explicam a elaboração e a diferença entre as principais peças contábeis. 

Juliano Miranda, técnico de meio ambiente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste (USOO), contou como os cursos acresceram seus conhecimentos. “O curso de Redação Empresarial e Comunicação Escrita agregou muito conhecimento e contribuiu para melhores técnicas para a elaboração de documentos como: relatórios de atendimento a condicionantes das licenças de operação, notas técnicas para os processos de licenciamento ambiental, redação de respostas aos ofícios e órgãos fiscalizadores”, disse. 

Benchmarkings  

Para garantir a melhoria contínua, a Copasa também aposta nos benchmarkings, um processo caracterizado pela busca de práticas assertivas em empresas que trabalham com o mesmo segmento, que produzem produtos utilizados em sua área de atuação ou que oferecem serviços que podem ser aplicados às suas atividades.  

Um exemplo disso foi a visita feita pelas equipes da Companhia à fábrica da “Bermad Global & Subsidiaries”, na cidade de Leme, estado de São Paulo, em outubro. A empresa é especialista no gerenciamento de fluxo de água. Possui 57 anos de história e está presente em 157 países. Ela projeta, fabrica e fornece produtos e soluções para melhorar e proteger sistemas de água nas áreas de saneamento, irrigação, predial, mineração e proteção contra incêndio.  

O técnico de projetos e obras da Copasa, Fernando Fraietta, afirmou que a visita vai ajudar na melhoria do serviço de abastecimento. “Por meio do que nos foi mostrado é possível estabelecer uma padronização nas formas de manter as estruturas que temos nos sistemas. Isso vai contribuir, principalmente, para reduzir as perdas de água, ou seja, os vazamentos, o que proporciona água em maior quantidade ao cliente”, contou. 

Já em 23 e 24 de agosto, representantes da Copasa estiveram em Porto Alegre, oportunidade na qual visitaram as empresas Novus e Alfacomp. A primeira, fundada em 1982, é fabricante de instrumentos eletrônicos que permitem controle, registro, aquisição e supervisão de processos industriais no segmento de automação. Já a última, com 30 anos de experiência, atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em automação, telemetria e wireless para aplicações industriais, como rádios modem, interfaces analógicas e digitais, transmissores, dentre muitos outros.  

O assistente administrativo Aguimar Borges discorreu sobre o tour. “Temos uma equipe formada para estudos de novas tecnologias e processos automatizados que podem ser implantados na Copasa. A viagem foi a oportunidade para conversarmos com outros engenheiros e técnicos. Conhecemos o trabalho deles e aprendemos sobre práticas que também podem ser incorporadas à operação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais”, completou.  

O técnico em eletromecânica Marcel Silva também falou sobre o benchmarking. “A Novus nos apresentou um novo sensor de nível, que está em fase de testes, um medidor de nível a laser com maior precisão e menor custo. Após mostramos o interesse, nos cederam um equipamento que está em fase de testes na ETA de Araxá. Ele contribui para facilitar o operador acompanhar o nível e o volume dos reservatórios de produtos químicos. 

Desenvolvimento pessoal e profissional  

Além de promover treinamentos para capacitação, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais também acredita que a educação transforma realidades, e por essa razão, também investe nos estudos dos empregados que têm vontade de aprender cada vez mais.  

De acordo com a analista de planejamento Yasmim Pitaluga, a empresa, por meio da Unidade de Serviço de Educação Corporativa, também registra a participação de empregados em cursos de formação realizados fora da Companhia, tais como cursos técnicos, ensino médio tradicional ou técnico, pósgraduações e cursos de formação complementar. 

“A Copasa investe, valoriza e incentiva a formação continuada dos empregados. Além disso, esse aperfeiçoamento também é aproveitado nas movimentações funcionais, que podem, inclusive, servir como critérios para a promoção do empregado, estimulando também seu desenvolvimento na carreira”, ressaltou Yasmim. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo