fbpx
Últimas notícias

Um em cada sete jovens já sofreu violência sexual, revela IBGE

Dado é da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar lançada hoje (13)

Um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual, segundo dados da PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. A publicação traz uma análise inédita das quatro edições da PeNSE: 2009, 2012, 2015 e 2019. As informações são referentes aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, grupo que inclui adolescentes de 13 a 15 anos, das capitais brasileiras.

Além da alta nos registros de violência sexual, o estudo mostra ainda o aumento da violência física sofrida por esse grupo dentro do espaço familiar, como explica o analista do IBGE, Marco Andreazzi.

A pesquisa também sinalizou maior falta de segurança enfrentada pelos adolescentes no trajeto para a escola. Em dez anos, dobrou o percentual de estudantes do nono ano nas capitais brasileiras que faltaram ao menos um dia à escola porque não se sentiram seguros no trajeto ou na escola. Essa parcela saltou de 8,6% em 2009 para 17,3% em 2019.

Além da violência identificada contra esses adolescentes, o IBGE pesquisa diversos aspectos referentes à saúde física e emocional, acesso à internet, uso de preservativos, relação com o próprio corpo e a alimentação que recebem.

De 2009, quando teve início a série histórica, a 2019, data do último levantamento, cresceu o número de estudantes insatisfeitos com a aparência física: o percentual dos que reclamavam de serem gordos e muitos gordos passou de 17,5% para cerca de 23% no período avaliado. Já entre os que se consideravam magros ou muito magros, a taxa era de 21,9%, chegando a 28,6% em dez anos.

A Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13)é realizada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde, e tem por objetivo coletar informações para dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos estudantes adolescentes.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo