fbpx
Últimas notícias

Governo Zema entrega tecnologia inédita para a PMMG

O governador Romeu Zema anunciou na sexta-feira (27.05) a implementação do projeto-piloto de utilização de Câmeras Operacionais Portáteis (COP) pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O anúncio foi feito no evento de abertura do seminário para o treinamento de militares sobre a utilização de câmeras portáteis individuais durante a atividade policial, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), da PMMG, em Belo Horizonte. 

Durante o evento, o governador entregou, simbolicamente, os kits, que conterão 1.040 unidades de câmeras, 65 unidades de docas (equipamento para download e recarga para 6 câmeras simultâneas) e 1.040 pistolas de impulso elétrico, que auxiliarão os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos. O valor investido na aquisição tecnológica é de R$ 2,4 milhões de reais, recurso estadual. O montante integra um pacote de investimentos dessa gestão na instituição, oriundos de Tesouro do Estado e emendas parlamentares estaduais, federais, que chegam a cerca de 1 bilhão de reais. 

“É uma satisfação muito grande presenciar mais um passo que a Polícia Militar de Minas Gerais está dando para se estruturar melhor. A tecnologia precisa estar sempre sendo atualizada e hoje o que estamos fazendo em Minas está dentro desse contexto. Com toda certeza, será o primeiro lote de muitos que virão porque o nosso sonho é que cada um venha a ter todo esse kit completo que possibilite ações mais efetivas”, destacou o governador Zema.

De acordo com o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, a Polícia Militar é referência para todo o país. “As câmeras integram um modelo de polícia 4.0, onde a tecnologia favorece o sistema de justiça criminal e a cadeia de custódia. Esse aporte vai potencializar a segurança do policial e vai operacionalizar todo o portfólio de serviço ofertado pela polícia mineira,” pontuou 

Uso das câmeras

O equipamento, também conhecido como BodyCam, será acoplado à farda do policial, permitindo a filmagem de todas as ações operacionais. As câmeras podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real, oferecer a localização por meio de GPS e possuem acesso à internet. As imagens feitas pelas câmeras não podem ser apagadas. Durante o projeto-piloto serão realizados testes em várias unidades da capital e também do interior em unidades operacionais e especializadas.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, os policiais que utilizarão as câmeras serão preparados por meio de treinamentos, que foram iniciados com a realização do seminário. “Estamos preparando nossos policiais para que assim que os equipamentos forem recebidos eles estejam aptos a utilizá-los imediatamente” explicou.

O seminário contou a participação de todos os comandantes da PM, cadetes do último ano de formação, prestes a estarem no gerenciamento direto das tropas no Estado, além dos alunos do Curso Estratégico em Gestão de Segurança Pública para oficiais superiores (CEGESP) que comandarão a Instituição nos próximos anos. De imediato, com definição no seminário, as 19 Regiões PM receberão as câmeras para implementação do projeto.

Estado mais seguro

Nesses quatro primeiros meses do ano, Minas Gerais alcançou uma redução de 6,5%, dos crimes violentos, comparado com o mesmo período do ano passado. A queda da criminalidade nas regiões de Minas, inclusive na zona Rural mineira com 42% menos crimes, é fruto do empenho diuturno de toda tropa, da ampliação dos investimentos, sobretudo em tecnologia, que possibilitaram a PMMG atuar de forma mais efetiva na proteção dos mineiros.   “Temos o estado mais seguro, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e o com menor letalidade policial. Vamos continuar trabalhando para tornar nosso estado um ambiente cada vez melhor para se viver, para trabalhar e para turismo”, finalizou o coronel Rodrigo.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo