fbpx
Últimas notícias

Partidos podem receber valores para campanha por vaquinhas virtuais

Prática chamada de crowdfunding está autorizada pelo TSE desde domingo

Partidos e pré-candidatos podem, a partir deste domingo, 15 de maio, arrecadar dinheiro para a campanha, por financiamento coletivo na internet, que também é conhecido como crowdfunding, ou ainda “vaquinha virtual”.

Essa opção de doação está autorizada desde a reforma eleitoral de 2017, e já valeu nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020.

A advogada especialista em Direito Eleitoral, Marluce de Paula, adverte que toda a contribuição é registrada e o dinheiro precisa ser usado exclusivamente para as despesas da campanha eleitoral.

Para arrecadar recursos pela vaquinha virtual, os partidos e pré-candidatos devem estar atentos às regras do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral. Uma delas é a prestação de contas à Justiça Eleitoral de todos os valores arrecadados. Outro critério é contratar empresas aprovadas e registradas no TSE para realizar esse tipo de serviço, como explica o consultor legislativo do Senado, Victor Marcel.

Lembrando que empresas não podem contribuir, apenas pessoas físicas podem fazer esse tipo de doação. E para cada contribuição, é preciso recibo, para o controle do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.

Caso o pré-candidato desista da candidatura, o dinheiro é devolvido a cada doador, descontada a taxa administrativa da plataforma de arrecadação.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#partidos #futbol #n #f #tbol #soccer #a #football #elei #pol #equipo #deporte #reflexi #eleicoes #o #es #tica #politica #jugador #liga #fifa #partidospoliticos #laliga #campeones #futbolistas #partido #ligadecampeones #futboleros #pasionfutbolera #goles

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo