fbpx
Últimas notícias

ONU faz apelo para angariar fundos para população da Ucrânia

Organização também quer atender necessidades de refugiados

Milhares de carros aguardam pela luz verde na ponte de aço sobre o rio Bug, na fronteira com a Polônia. É o sinal de passagem para dezenas de veículos com famílias que abandonaram a Ucrânia às pressas nos últimos dias por causa da agressão russa.

Olga, de 36 anos, deixou seu país nessa última quinta-feira (24), assim que as primeiras bombas caíram. Ela contou a sua história à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), revelando que a viagem, que geralmente dura sete horas, foi feita em três dias.

Olga não estava sozinha no carro. Saiu da Ucrânia acompanhada do filho de dois anos, da filha de oito anos e de uma vizinha com a sua filha. A ucraniana disse ao ACNUR que foram 12 horas apenas para sair da capital Kiev.

A viagem de carro de três dias até a Polônia com as crianças ainda teve outras dificuldades. A falta de acesso a banheiros ou a refeições. Por fim, conseguiram chegar, mas o marido dela ficou na Ucrânia. E ela diz não ter ideia de como será o futuro da família.

A história de Olga é apenas uma entre dezenas de milhares. Estimativas mais recentes do ACNUR apontam para mais de meio milhão de ucranianos que teriam cruzado as fronteiras em busca de segurança, sem contar o número de pessoas que agora estão deslocadas internamente na Ucrânia.

Para ajudar essas famílias, as Nações Unidas lançam nessa última terça-feira (1º) dois apelos humanitários coordenados. Segundo o secretário-geral António Guterres, um dos apelos tem a meta de angariar fundos para ajudar a população que continua na Ucrânia, e o outro busca atender as necessidades dos que encontram refúgios em nações da região.

Guterres lembrou que a ONU já repassou 20 milhões de dólares do seu Fundo Central de Respostas a Emergências para a ampliação dos trabalhos humanitários. O secretário-geral está fazendo um apelo à comunidade internacional para mobilização de apoio e de financiamento, para que as agências humanitárias consigam tratar de todas as necessidades dos deslocados pela crise. Ele lembrou que o número de pessoas afetadas continuará subindo.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo