fbpx
Últimas notícias

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

Com a hashtag “Não me afeta”, desde 2017, a psicóloga amazonense Carolina Sequeira, de 32 anos, usa as redes sociais para reunir fotos e incentivar o debate sobre o vitiligo. A campanha surgiu após uma página de memes fazer uma postagem preconceituosa sobre uma pessoa com a doença.

Aos 18 anos, Carolina Sequeira teve o diagnóstico de vitiligo. Para ela, no início foi difícil aceitar ser portadora de uma doença crônica. Mesmo assim, ela buscou tratamento com dermatologistas, inclusive bem distante de casa, no Rio de Janeiro, além acompanhamento psicológico, e agora lida bem com a condição.

O dermatologista e professor aposentado da Universidade de Brasília Roberto Azambuja explica que o vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. O médico ressalta que a causa da doença não é conhecida, apenas os fatores desencadeantes.

O médico explica que o vitiligo pode tomar várias formas: dos dois lados do corpo; com apenas uma mancha que não aumenta nem desaparece; de um lado só, seguindo o trajeto de um nervo; e há também o tipo progressivo, que vai aumentando até atingir toda a pele. Sobre o tratamento, Doutor Azambuja explica que é individualizado e demorado.

O especialista ressalta que o vitiligo vulgar não tem sintomas físicos, havendo o risco de queimadura quando as manchas são extensas e o paciente não toma os devidos cuidados com a exposição solar. Já os sintomas psicológicos atrapalham principalmente aqueles que se sentem envergonhados e rejeitados por quem não conhece a doença.

Além de buscar ajuda profissional, conversar sobre a doença e manter relações sociais são estratégias usadas pela psicóloga Carolina Sequeira.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 1 milhão de pessoas são portadoras do vitiligo no país. A doença pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente até os 20 anos.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo