fbpx
Últimas notícias

Polícia e MP realizam operação contra grupos nazistas em MG, RJ, SP, RS, SC, PR, RN

O Ministério Público do Rio de Janeiro  e a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumprem nesta quinta-feira quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão contra grupos de pessoas que se autodeclaram racistas e nazistas. Os mandados da operação Bergon estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.

De acordo com o Ministério Público, o grupo formado por adultos e adolescentes é suspeito de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.  

Todos são investigados por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista.

Há ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.

A Polícia Civil informou que as investigações duraram sete meses. Em maio deste ano, um dos alvos foi identificado por usar um aplicativo para espalhar o ódio e atrair simpatizantes, com ameaças contra negros e judeus.

Segundo o MP, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo