fbpx
Plantão de Polícia

Estelionatário se passa por ‘’irmão’’ de vítimas é aplica golpe em uma família de João Pinheiro

Nessa última terça-feira (13), as 13h40min, os policiais militares deslocaram até à Rua Manoel Alves Gomes, no Bairro Jardim Predial 2, onde uma mulher de 35 e um homem de 36 anos de idade, ambos irmãos, relataram que na data de ontem receberam um contato de um outro irmão deles (estelionatário), pedindo que realizassem um depósito no valor de R$ 1.850,00 (mil oitocentos e cinquenta reais) em uma conta da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, AG 4699 CC 737-9 operação 013, em nome de ANA PAULA FERREIRA, CPF 738.292.421-15, o que foi atendido de imediato, fazendo o depósito na agência da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL da cidade de JOÃO PINHEIRO-MG.

Já a irmã, relatou que também seu irmão (estelionatário) havia entrado em contato com ela e solicitado para que fosse feita uma transferência via PIX no valor R$ 3.838,00 (três mil oitocentos e trinta e oito reais) em nome de EDUARDO HENRIQUE TALLES, de acordo com a chave ([email protected]) o que foi feito de imediato.

Em seguida, após fazerem as transferências bancárias, os irmãos fizeram contato telefônico com o outro irmão para saber se estava tudo bem com ele, se estava acontecendo alguma coisa e porquê ele estava pedindo depósitos bancários, momento em que ele relatou que não havia solicitado nenhum valor, e que se tratava de um golpe e que provavelmente seu telefone e watts app fora clonado.

Sendo assim, após maiores esclarecimentos, os irmãos perceberam que o telefone do outro irmão (o qual foi utilizado pelo estelionatário), foi clonado e o autor estava fazendo contato por mensagens, pedindo para as vítimas fazerem os depósitos. As vítimas compareceram até a Agência da Caixa Econômica Federal, porém, o dinheiro já havia sido sacado em outro lugar/cidade.

A Polícia Militar orienta mais uma vez e adverte a população para ficarem atentos a toda e qualquer tipo de mensagem ou ligações de pessoas se passando por amigos, familiares, pessoas próximas, solicitando transferências bancárias, depósitos via chave PIX, oferecendo empréstimo pessoal com facilitação de liberação do dinheiro, crédito em números de telefone, falso sequestro, informações de possíveis agências bancárias sobre clonagens de cartões, contatos de Secretarias ou Ministério da Saúde solicitando dados de cartões bancários, contatos de Secretarias de Ação Social pedindo dados de cartões bancários para cadastro de aposentadorias e benefícios de bolsa família, dentre outros. Pessoas andando na rua que deixam carteiras, bolsas ou envelopes caírem no chão e depois oferecem recompensa por você ter encontrado e ser honesto.

Esclarecemos mais uma vez, que para se efetivar o crime de ESTELIONATO, em algum momento do contato, conversa, mensagens de texto, tem que acontecer/ocorrer a participação direta da vítima, fornecendo dados de identificação pessoal, dados de conta bancária e senha, informando dados pessoais de familiares, realizando transferências ou depósitos bancários, dentre outros. A essa ação/termo, tem o nome de ISCA. Todo estelionatário utiliza algum tipo de ação para atrair a atenção da vítima, ganhar a sua confiança e depois aplicar o golpe. Várias vezes, ouvimos as vítimas relatarem que no momento do golpe, ficaram como se estivessem “CEGAS”.

Desconfie daquilo que foge da normalidade. Ao receber qualquer tipo de mensagem de texto, ligação telefônica, em que uma pessoa solicita valores financeiros, desligue seu telefone por alguns minutos e de outro telefone, ligue para o seu familiar, amigo, e confirme se realmente foi ele que fez o contato. Outro método bastante prático, é quando receber uma mensagem de texto solicitando depósitos bancários/PIX, verifique se a pessoa está “online” e devolva uma mensagem de texto, ou ligação, como confirmação, se passando por outra pessoa. Exemplo: você se chama Joaquim. Faça contato se identificando como Antônio. Dessa forma se a outra pessoa desenvolver o contato como se estivesse conversando com o “Antônio” (nome fictício que você deu), é um sinal claríssimo que se trata de um golpe.

Havendo qualquer dúvida no momento em que receber mensagens ou ligações estranhas, procure memorizar o número de telefone que fez o contato, ligue para a Polícia Militar, através do telefone 190 — Emergência Policial, onde um profissional preparado e capacitado estará pronto para orientar sobre quais providências deverão ser adotadas.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo