fbpx
Minas em Foco

Unaí recebe mais uma etapa do curso de atualização para o Grupamento de Intervenção Rápida do Sistema Prisional

Formação continuada acontece em todo o Estado, de forma gradativa. Esta semana é a vez da Penitenciária Unaí capacitar os profissionais atuantes no GIR

Nesta semana, 22 policiais penais que compõem o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), atuantes na Penitenciária de Unaí, que faz parte da 16ª Região Integrada de Segurança Pública, iniciaram um curso de alinhamento de procedimentos – com aulas práticas e teóricas – que seguirá até o próximo sábado (26/6). Uma das novidades dessa atualização profissional é a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. Um reforço prático para o grupo que atua em situações críticas do Sistema Prisional – uma das prioridades da atual gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O curso tem duração de seis dias, com carga horária de 80 horas. Ao todo, 777 policiais penais que fazem parte do GIR farão este treinamento em todo o Estado. O alinhamento do Depen-MG começou pelos profissionais que atuam nas cidades de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte de Minas. A previsão é que o curso de reciclagem aconteça de forma alternada e termine no mês de julho, com a capacitação de todos os policiais penais que fazem parte deste grupamento no Estado.

O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de realizar a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. Em ocasiões ainda mais delicadas, como em rebeliões – cenário em que são feitos reféns -, há ainda a atuação do Comando de Operações Especiais (Cope) do Depen-MG.

As aulas serão ministradas pelas equipes do Cope, sob coordenação do Gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. O conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas. As disciplinas oferecidas abrangem temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, dentre outras matérias, além de treinamento físico.

Imprensa:

O acesso da imprensa ao treinamento será disponibilizado no sábado (26/6). Interessados em cobrir in loco parte do curso, gentileza entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para agendamento e alinhamento da pauta.

E-mail: [email protected]

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo