fbpx
Últimas notícias

Alunos que não participarem do ensino remoto poderão ter Bolsa Família, Auxílio Emergencial e matriculas canceladas

Com direitos ameaçados, trabalhadores e trabalhadoras da educação se dizem preocupados com direito à educação universal

O isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é um problema para milhares de professores que não têm como manter a rotina do ensino letivo presencial. Desde o inicio da pandemia alunos e professores, juntamente com toda a comunidade escolar estão se desdobrando para se adequar as novas realidades, o ano letivo de 2021 não é igual ao de 2020. 

A solução encontrada pelos governos, de determinar o Ensino à Distância (EaD) com prazos, sem assegurar condições para implementação, nem sequer levar em consideração que somos um país de maioria pobre, portanto, sem condições de comprar um computador, um telefone inteligente e muitos de sequer de adquirir um plano de acesso à Internet, está colocando em risco o direito constitucional ao ensino das crianças e jovens do país.

As aulas remotas em 2021 seguem a todo vapor e com as orientações do REANP e Resolução SEE 2197/2012, bem como ao artigo 12 da Resolução SEE nº4506/2021:

Fiquem atentos ao aplicativo do Estado (Conexão Escola), grupos escolares e entre em contato com a sua escola e professores o mais rápido possível, é responsabilidade de todos, a educação de nossos filhos. Para evitar:

  • Desligamento da matricula, Se não tiver entregado nenhuma atividade ( Soma Falta, ultrapassa os 75% de presença).
  • Notificação da justiça e Entidades de Proteção a criança e ao adolescente

As autoridades da área da Educação não levaram em conta o fato dos pais e mães que precisam trabalhar home office, se preocupar com o vírus e ainda ajudar os filhos em casas que, em geral, têm apenas um computador, quando têm.

EaD ou exclusão do ensino?

Com as exigências o Ensino a Distância se transforma em exclusão.

  • O Bimestre tem data de inicio e data de encerramento 22/05
  • Prova Bimestral no valor de 10 pontos
  • As atividades do PET da SEE ( Estado) somando com o PET Complementar ( Professor) 15,00 pontos.
  • Haverá recuperação para o aluno que não cumprir as atividades no fim de cada Bimestre, conforme orientação da escola e do professor.
  • As entidades de Proteção a criança e ao adolescente serão avisadas das faltas e o responsável  terá que prestar esclarecimento
  • Poderá haver suspensão em benefícios ( Bolsa Família e Auxilio Emergencial) e corte no Cadastro Único.

Os governos, Federal, Estadual e Municipal, ignoram a realidade e excluem deste formato 39% dos domicílios brasileiros que não têm acesso à Internet por falta de computador, segundo aponta uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que auxilia o Comitê Gestor da Internet no Brasil na implementação de projetos e decisões.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo