Superintendência Regional de Saúde recomenda lockdown às microrregiões de João Pinheiro, Unaí e Patos de Minas
A recomendação vem da Superintendência Regional de Saúde para a região do Noroeste Mineiro é microrregião.
A recomendação de fechamento total seria de 15 dias, como forma de controlar o agravamento de contágio da covi-19, e desafogar o Sistema de Saúde.
A medida considera o aumento de contágio dos últimos 15 dias, a reclassificação da macrorregião noroeste, que regrediu para “onda vermelha” e as taxas elevadas de ocupação de leitos de UTI e leitos clínicos na região.
Dentre as recomendações estão:
– Restringir a circulação de veículos e pessoas nas ruas, podendo circular apenas o que trabalham em serviços essenciais;
– Restringir o comércio geral, utilizando apenas sistema drive-thru ou delivery;
– Estabelecer que supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos de alimentação distribuam senhas na entrada, permitindo apenas uma pessoa por família e entrada de até 30% da capacidade total;
– Proibir atendimento presencial em shopping center, galerias, comércio e serviços em geral.
O Deputado Federal Weliton Prado, conversou com o Igor Eto, secretário de Governo, e o mesmo informou que o secretário de Saúde do Estado e toda a equipe de SES, estarão hoje na região, avaliando a situação para poder aumentar a capacidade de atendimento aos municípios.
O primeiro município visitado pelo secretário de saúde, foi Coromandel na manhã desta terça-feira (16), já no período da tarde a programação e para visitar outros municípios da região.
A agenda conta também já nesta próxima quarta-feira (17), uma visita ao Hospital de Clínicas – UFU, com a tentativa de aumentar os leitos no hospital de clínicas, para desafogar os demais municípios.
O Dep. Weliton Prado, cobra que sejam credenciados mais leitos de UTI, para a Covid-19 em João Pinheiro e região, devido à superlotação enfrentada no momento que é urgente.
Comentários