fbpx
Estradas e Rodovias

João Pinheiro — Comunicado de Alerta

Secretaria de Saúde de João Pinheiro, representada pelo Secretário de Saúde Gilberto, juntamente com o Dr.Lucas e Dr.Fábio, participaram na data desta segunda-feira (16), de uma palestra de treinamento na cidade de Patos de Minas, onde foi discutido ações de contenção e atendimento em casos de pessoas com o Coronavírus.

Comunicado de alerta sobre orientação e medidas preventivas da epidemia da doença do coronavírus 2019 convide 19

Informamos através deste que a doença do coronavírus 2019 é similar a uma gripe, geralmente é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves.

Os sintomas mais comuns é febre, tosse e dificuldade para respirar, alguns pacientes podem apresentar cansaço, dores no corpo mal-estar, em geral, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou dor no peito. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves quase que imperceptíveis a maioria das pessoas cerca de 80% se recupera da doença sem precisar de tratamento especial, cerca de 01 em cada 06 pessoas que adoecem pelo covit-19, pode apresentar a forma grave da doença.

 Pessoas idosas e portadoras de certas condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabete tem o maior risco de desenvolver a forma grave.

Pessoas com dificuldade respiratória devem procurar atendimento imediato, deve-se utilizar uma máscara como forma de prevenir a dispersão de gotículas respiratória ao tossir, espirrar ou falar combinando com a lavagem, ou higienização das mãos, após o atendimento deve-se seguir as orientações médicas evitando frequentar ambientes públicos ou mesmo de trabalho buscando permanecer em casa até o desaparecimento dos sintomas isso irá prevenir a propagação de vírus e ocorrência de novas infecções.

Medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória

Lave regulamente e cuidadosamente as mãos com água e sabão higienização com álcool gel (70%), dessa forma é possível eliminar o vírus que estão em suas mãos.  Mantenham pelo menos 2 m de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando, dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas respiratórias que contenham o vírus se a pessoa estiver doente.

Evitar tocar nos olhos nariz e boca com as mãos não lavadas dessa forma pode-se evitar que as mãos que estejam contaminadas possam transferir vírus para os olhos, nariz ou boca doente.

Certifique-se de que você é a pessoa ao seu redor pratique uma boa etiqueta respiratória, isso significa cobrir a boca e o nariz com antebraço ou com lençol descartável quando tossi, ou respirar em seguida descarte o lenço usado imediatamente, dessa forma você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado gripe e Covid-19.

Manter ambientes bem ventilados e evitar compartilhamentos de objetos de uso pessoal como talheres pratos copos, ou garrafas com isso você contribui para evitar a disseminação de doenças respiratórias.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS-Minas é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES/MG.

O CIEVS-Minas atua em tempo real, como rede integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado.

Quando identificada uma ameaça à saúde pública ela é classificada em Evento de Importância Estadual (ESPIE), e/ou Nacional (ESPIN) e/ou Internacional (ESPII). Seguindo as normas do Regulamento Sanitário Internacional – RSI 2005, o evento deve ser notificado ao Ministério da Saúde que avalia seu grau de importância e se for de importância internacional, este órgão notificará a Organização Pan Americana de Saúde – OPAS, que por sua vez notificará a Organização Mundial de Saúde – OMS. Em suma, o CIEVS-Minas é uma estrutura componente de uma rede nacional e internacional de informação em saúde.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo