Em cima do Fato

Tragédia no Rio Paracatu: Família Morre Afogada Após Pai Tentar Salvar Esposa e Filha em Brasilândia de Minas

Criança de 5 anos foi arrastada pela correnteza, levando a mãe e o pai a se afogarem em sequência; Corpos de mãe e filha foram encontrados abraçados. Defesa Civil promete interdição de áreas de risco.

Uma tragédia familiar chocou a cidade de Brasilândia de Minas no último domingo (28/09/2025), quando três membros da mesma família – pai, mãe e filha – morreram afogados no Rio Paracatu. A série de afogamentos começou com o desespero de salvar a criança de 5 anos, Rebeca, que acabou arrastando os pais, Ediléia e Rodrigo, à morte.


O Afogamento em Cascata

A Polícia Militar foi acionada por volta das 15h30min. Segundo o relato da testemunha Flávia de Sousa da Rocha, a família e outras pessoas se encontravam em uma parte rasa do rio quando a correnteza subitamente arrastou a pequena Rebeca, de 5 anos, para uma área mais funda.

Ao perceber a situação, a mãe, Ediléia, pulou na água para socorrer a filha, mas, por não saber nadar, começou a se afogar. O pai, Rodrigo, que sabia nadar, tentou desesperadamente salvar as duas, mergulhando e tentando empurrá-las para a parte rasa.

A testemunha relata que Rodrigo foi vencido pelo esforço físico e pelo desespero das duas vítimas, que gritavam por socorro. Ele acabou perdendo as forças e submergiu, afogando-se junto à família. Flávia acredita que o desespero de ter que socorrer a filha e a esposa simultaneamente o fez perder o controle e o fôlego.

Durante o caos, a neta da testemunha, Laysa, de 6 anos, também pulou na água para tentar ajudar, mas foi salva por Flávia.

Encontrados Abraçados no Fundo do Rio

O resgate dos corpos das vítimas foi marcado por cenas de profunda dor. Mãe e filha, Ediléia e Rebeca, foram resgatadas por populares no final da tarde de domingo, sem vida e abraçadas no fundo do rio.

O corpo do pai, Rodrigo, só foi localizado na manhã desta segunda-feira (29), após um intenso trabalho de buscas realizado pelos Bombeiros Militares do pelotão de João Pinheiro, que mobilizaram seis militares na operação.

Defesa Civil Anuncia Medidas

Diante da ocorrência, que se soma a outros afogamentos em períodos de calor na região, o coordenador de Defesa Civil de Brasilândia de Minas, Geraldo Pablo, anunciou medidas urgentes.

Segundo Pablo, será efetuado um levantamento técnico no local para determinar a necessidade de restrições ou até mesmo a interdição de usuários e banhistas nessas áreas de risco do Rio Paracatu, na tentativa de evitar que novas tragédias familiares ocorram.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *