Cemig Retira Centenas de Pipas para Preparar o Norte de Minas para as Chuvas
A Cemig está intensificando a manutenção preventiva nas redes elétricas do Norte de Minas para a chegada do período chuvoso. A ação, que é fundamental para evitar interrupções no fornecimento de energia, foca na retirada de objetos, principalmente restos de pipas, que se acumulam na fiação durante a temporada de seca e se tornam perigosos com a chegada das chuvas.
No Norte de Minas, quase 130 materiais foram removidos da rede entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com a Cemig, mais de 90% desses objetos são restos de pipas. Esses materiais podem conduzir eletricidade e causar curtos-circuitos, principalmente quando molhados pela chuva. A primeira chuva após um longo período de estiagem é especialmente perigosa, pois a água, misturada à poeira acumulada nos cabos, cria uma película condutora que aumenta o risco de acidentes e interrupções.
Apesar das campanhas de conscientização, as pipas foram responsáveis por causar interrupções para quase 800 mil clientes em todo o estado em 2025. Somente no Norte de Minas, mais de 42 mil unidades consumidoras foram afetadas por 186 incidentes.
Além da manutenção, a Cemig está investindo R$ 360 milhões em 2025 para modernizar a infraestrutura e aumentar a resiliência da rede. A empresa reforça a importância da população na prevenção desses incidentes e orienta:
- Não solte pipas perto da rede elétrica.
- Nunca tente remover objetos presos aos cabos.
- Em caso de cabos rompidos, mantenha distância e acione a Cemig pelo 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Comentários