fbpx
Minas em Foco

PM Ambiental cumpre mandado de busca e apreensão contra suspeitos de caça predatória a animais silvestre e crueldade contra cães na Zona Rural de Paracatu

A apreensão aconteceu em Paracatu, nessa última quinta-feira (09), por volta das 07h, na região ponte queimada, zona rural, pelos militares de meio ambiente, que cumpriam um mandado de busca e apreensão, proveniente de decisão judicial, do poder judiciário da comarca de Paracatu.

Foi determinado a averiguação de supostos fatos criminosos alusivos à caça predatória a animais silvestre e crueldade contra cães, que supostamente estavam acontecendo em uma fazenda na referida região.

De acordo com o relato da denúncia anônima dos fatos, o proprietário da fazenda teria ordenado aos funcionários para que matasse a tiros todos os cães que por ventura aparecesse na fazenda.

Por certa feita, no mês de janeiro de 2023, os funcionários da fazenda teria sacrificado um cachorro com um tiro de espingarda calibre 12, arma esta cedida pelo proprietário da fazenda, além de uma outra tipo revolver.

As informações davam conta também que o proprietário da fazenda e funcionários eram caçadores e que praticavam caça predatória a animais silvestre em Paracatu e cristalina.

De posse das informações apuradas na investigação e da ordem judicial, os policiais militares de meio ambiente compareceram na fazenda e cumpriram o mandado de busca e apreensão, dentro das cautelas legais.

Sendo feito a leitura do mandado na presença das testemunhas e iniciaram a diligência. O proprietário da fazenda não se encontrava no local. No início dos trabalhos, os policiais perceberem que estava chegando ao local um veículo caminhonete, Fiat Toro cor branca.

O condutor ao avistar as viaturas policiais no quintal da fazenda, ele empreendeu fuga em direção a BR 040, sendo perseguido pelos policiais e abordados. Ao ser identificado, foi constado ser o filho do proprietário da fazenda.

Os policiais deram sequência as buscas no interior da residência na fazenda e observada o pressuposto da cadeia de custódia, localizaram no interior da uma espingarda cal 12 várias munições de diversos calibres e uma pistola Beretta.

O filho do proprietário da fazenda alegou ser dono da espingarda cal 12 e a pistola Beretta era de seu pai, recebido de herança, porém não tinha registro, e que as armas estavam emprestadas para o seu cunhado e funcionários da fazenda para fazer a segurança do local, no entanto, eles não estavam presentes.

Disse ainda que era CAC, porém o seu domicílio era em Brasília/DF, e conforme a documentação apresentada, a fazenda, alvo do mandado de busca e apreensão, não havia autorização para realização de abate de animais da fauna exótica (Javalis).

Os militares continuaram as buscas na parte externa da residência e numa área de pasto ou cascalheira e encontram várias ossadas de animais espalhadas, não sendo possível identifica de quais animais.

Concluídas as diligências o cidadão, filho de proprietário da fazenda, recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi encaminhado junto com as armas de fogo e munições para a delegacia de polícia civil para as providências legais.

Materiais apreendidos:

01 espingarda calibre 12 descarregada, marca cbc, modelo pump military 3.0;

01 pistola calibre 365 com o carregador, descarregada, marca Beretta;

97 munições cal 12;

06 cartuchos deflagados cal 12;

77 munições cal 38;

22 munições cal 44;

02 munições cal 22;

01 munição cal 9mm.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo