Óleo de avestruz: 10 principais benefícios para a saúde disponível em João Pinheiro
SAÚDE – O óleo de avestruz é um óleo rico em ômega 3, 6, 7 e 9 e, por isso, pode ser útil no processo de emagrecimento, por exemplo, além de ser capaz de aliviar dores, reduzir as concentrações de colesterol e triglicerídeo no sangue e melhorar o sistema imune.
Esse óleo é extraído de uma bolsa de gordura presente na região abdominal do avestruz e pode ser encontrado na forma de cápsulas, óleo e em cremes em lojas de produtos naturais ou na internet. O preço do óleo depende da forma que o óleo é comercializado, fabricante e quantidade, podendo variar entre R$ 30 e R$185,00.
Propriedades do óleo de avestruz
O óleo de avestruz é rico vitaminas A, E e em ácidos graxos, também conhecidos como ômegas, principalmente ômega 3, 6 e 9, que possuem inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo:
- Ômega 3, que é um tipo de gordura boa que também está presente em vários alimentos e é capaz de reduzir a concentração de colesterol e triglicerídeo no sangue, bem como melhorar a memória e a disposição;
- Ômega 6, que promove o fortalecimento do sistema imune e auxilia na queima de gordura, além de melhorar a aparência da pele;
- Ômega 7, que é importante no processo de regeneração celular, melhorando a saúde da pele e auxiliando no tratamento de doenças dermatológicas, como dermatite e psoríase, por exemplo;
- Ômega 9, que ajuda a sintetizar alguns hormônios e a reduzir os sintomas associados à TPM e à menopausa.
Assim, o óleo de avestruz possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes, hidratantes e regeneradora. Saiba mais sobre os ômegas 3, 6 e 9.
Benefícios do Óleo de Avestruz
Devido à sua composição, o óleo de avestruz possui vários benefícios, sendo os principais:
- Melhora a saúde e a aparência da pele, cabelos e unhas;
- Evita rugas e linhas de expressão;
- Previne doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo;
- Melhora o funcionamento do cérebro;
- Auxilia no tratamento de doenças reumáticas e osteoarticulares, aliviando as dores;
- Auxilia no tratamento de doenças dermatológicas, como eczema, dermatite e psoríase;
- Previne inflamações;
- Auxilia no processo de cicatrização e na recuperação de queimaduras;
- Diminui a concentração de cortisol no sangue, diminuindo o estresse;
- Diminui as ondas de calor da menopausa e alivia os sintomas da TPM.
Além disso, o óleo de avestruz é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento, pois auxilia no processo de mobilização e metabolização da gordura no organismo, ajudando no processo de queima de gordura e, consequentemente, emagrecimento. No entanto o consumo do óleo de avestruz em cápsulas para emagrecimento deve ser associado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas para que se tenha os objetivos desejados.
Contraindicações do óleo
Por ser um produto natural, o óleo de avestruz não possui contraindicações, no entanto, é preciso respeitar as doses diárias máximas para que não haja consequências para a saúde. É indicado consultar um médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a dose diária recomendada para cada caso.
A dose diária máxima é normalmente indicada conforme o peso da pessoa, sendo cada quilo correspondente a 1 gota, por exemplo. Assim, caso a pessoa possua 60kg, por exemplo, são indicadas 60 gotas por dia, ou seja, 20 gotas 3 vezes ao dia, que podem ser dissolvidas em chás, água ou na comida. No caso das cápsulas, a quantidade deverá ser recomendada pelo médico, pois existem cápsulas com diversas concentrações do óleo de avestruz.
Comentários