Erro na Prefeitura de João Pinheiro: Produtos de Beleza Vencidos Distribuídos a Servidores e Beneficiários de Programas Sociais
A distribuição aconteceu no último dia 22 de julho com a presença de autoridades. Produtos vencidos chegaram às mãos de trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade. Prefeitura confirmou o erro e iniciou o recolhimento.
O que era para ser um gesto de valorização e cuidado com os servidores e cidadãos em situação de vulnerabilidade, se transformou em uma crise de confiança para a administração pública de João Pinheiro. Kits de higiene pessoal — contendo shampoo, condicionador, creme e desodorante — distribuídos pela prefeitura apresentavam validade vencida desde junho de 2025.
A ação, realizada no dia 22 de julho, envolveu usuários do CAPS, beneficiários do CRAS e garis da cidade. Estavam presentes no evento o chefe do Executivo municipal e o vereador Landinho, o que aumenta a gravidade simbólica do episódio.
Poucas horas após a entrega dos kits, surgiram as primeiras denúncias: servidores e cidadãos identificaram que os produtos, em vez de promoverem higiene e bem-estar, estavam com a validade expirada, o que representa riscos à saúde.
Diante da repercussão, o portal de notícias Sputnik Voz do Povo procurou a Prefeitura para uma explicação oficial. A resposta veio por meio de nota pública emitida no dia 24 de julho:
“A Prefeitura de João Pinheiro informa que identificou, em kits de higiene pessoal distribuídos aos servidores municipais – compostos por creme, shampoo, condicionador e desodorante – a presença de um lote com data de validade expirada no mês de junho de 2025. […] Pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido. Jamais foi intenção da administração municipal distribuir produtos fora da validade.”
Na nota, a gestão também orienta os cidadãos a devolverem os produtos vencidos à Secretaria de Obras ou à Vigilância Sanitária. Segundo a administração, procedimentos de conferência e controle estão sendo reforçados para evitar que situações como esta voltem a ocorrer.
O comunicado finaliza reiterando o compromisso da Prefeitura com a transparência, o cuidado com as pessoas e o respeito aos servidores, permanecendo à disposição para esclarecimentos.
Contudo, a repercussão negativa já circula nas redes sociais e grupos de servidores. Além da indignação pela entrega de produtos potencialmente inseguros, muitos destacaram a fragilidade do controle interno da prefeitura e pedem responsabilização dos envolvidos na logística da distribuição.


Como esse tipo de erro pode afetar a confiança da população nos programas sociais e nas distribuições realizadas pelo poder público?
Fontes:
- Nota Oficial da Prefeitura de João Pinheiro (24/07/2025)
- Sputnik Voz do Povo – Reportagem original
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