Polícia Militar de Minas Gerais Inicia Operação Agosto Lilás para Combater Violência Doméstica no Noroeste Mineiro
Ação intensifica esforços de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher, em alusão à Lei Maria da Penha
No dia 1º de agosto de 2024, o 45º Batalhão de Polícia Militar deu início à Operação Agosto Lilás, uma campanha destinada a intensificar as ações de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o noroeste de Minas Gerais. A iniciativa, que se estenderá por todo o mês de agosto, busca reforçar os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha, legislação que há 18 anos combate a violência de gênero no Brasil.
Durante a operação, a Polícia Militar, através das Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica, realizará blitzen preventivas, distribuirá material informativo com orientações, promoverá palestras e coordenará ações conjuntas com a Polícia Civil e outros órgãos. Essas atividades serão realizadas nos municípios de Paracatu, Vazante, Guarda-Mor, João Pinheiro e Brasilândia de Minas, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre as diversas formas de violência contra a mulher, que incluem abusos físicos, sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais.
Além de sensibilizar as mulheres e suas famílias, a operação busca engajar toda a sociedade na luta contra a violência de gênero. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 180 ou, em situações de emergência, pelo 190.
A Operação Agosto Lilás reafirma o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a proteção e o empoderamento das mulheres, destacando a importância de uma rede de apoio e conscientização contínua para a erradicação da violência doméstica.
Siga nossas redes sociais, canal no YouTube e portal para mais histórias e atualizações. Siga-nos também no WhatsApp.
Sputnik Voz do Povo / Missão de Amor – Nossa missão é salvar vidas!
Comentários