Operação Tudo Nosso Investiga Fraudes em Licitações na Secretaria de Obras de Santa Luzia; Mandados Cumpridos em João Pinheiro e Outras Regiões
Mandados cumpridos em João Pinheiro e outras regiões; Secretário Municipal e fiscal afastados dos cargos
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em colaboração com a Polícia Militar e a Polícia Civil, desencadeou na manhã desta quarta-feira, 10 de julho, a Operação Tudo Nosso. A ação visa desmantelar um esquema de fraudes em licitações na Secretaria Municipal de Obras de Santa Luzia, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Entre os envolvidos na operação estão a 6ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP) e de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (CAOET), além do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (GAECIBER).
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, incluindo o secretário municipal de obras, sua esposa, dois fiscais municipais de obras e empresários supostamente envolvidos nos crimes. Uma decisão judicial da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santa Luzia também determinou o afastamento do secretário e de um dos fiscais de suas funções públicas.
Os mandados foram executados na Secretaria de Obras, nas residências dos investigados, com um cumprimento em João Pinheiro, no Noroeste de Minas, e outro em Goiânia. A operação investigou crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, iniciada a partir de suspeitas de enriquecimento ilícito do secretário municipal de obras, cuja evolução patrimonial era incompatível com seu cargo.
As investigações incluíram a quebra de sigilo telefônico, solicitações de relatórios de inteligência financeira a órgãos de controle e investigações cibernéticas, confirmando as fraudes nas licitações e resultando nas medidas cautelares cumpridas hoje.
Siga nossas redes sociais, canal no YouTube e portal para mais histórias e atualizações. Siga-nos também no WhatsApp.
Sputnik Voz do Povo / Misão de Amor – Nossa misão é salvar vidas!
Comentários