fbpx
Em cima do Fato

Barragem Rompida em Unaí: Equipe de Resgate BMMG Atua Rapidamente em Zona Rural

Incidente em Fazenda Cecília deixa rastro de destruição; autoridades mobilizadas para avaliar impactos

No dia 24 de março de 2024, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para uma missão urgente na zona rural de Unaí, na Fazenda Cecília, localizada no Vale do Sonho, aproximadamente a 50 km do pelotão BM. O motivo do chamado foi o rompimento de uma barragem d’água na região.

Chegando ao local, os bombeiros constataram a gravidade da situação. Utilizando um drone para mapear a área, puderam verificar que a barragem não atingiu nenhuma residência no leito do rio abaixo, porém uma área de até 1 km foi afetada pelo desastre. Além disso, uma máquina retroescavadeira estava operando na lateral da barragem, tentando aumentar a vazão da água para evitar danos maiores.

A equipe também observou que a ponte de acesso à sede da fazenda foi completamente destruída pela força da água, impossibilitando o acesso. Os responsáveis pela fazenda não estavam presentes no momento, mas o proprietário foi contatado por telefone e se comprometeu a fornecer todas as licenças necessárias, incluindo o CAR (Cadastro Ambiental Rural), assim que possível.

Não houve vítimas relatadas devido ao incidente, porém os danos foram significativos. Uma ponte e parte da estrada foram destruídas, várias árvores de grande porte foram derrubadas e peixes de pequeno porte foram encontrados mortos fora do leito do rio. A situação mobilizou também a Polícia Ambiental de Unaí, que ficou encarregada de avaliar os impactos ambientais.

Diante da gravidade da situação, o comandante da equipe de resgate acionou o escalão superior e mobilizou reforços, deixando uma equipe preparada com equipamentos de salvamento e uma embarcação, caso fosse necessário. As imagens capturadas do local foram fundamentais para avaliar a extensão dos danos e preparar as próximas ações.

Participe do canal do Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo