fbpx
Justiça

Operação Mecanismo III: ação do MPMG apura crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, praticados no âmbito do sistema prisional

Por: Elivan Alves, Jornalista

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou na manhã de hoje, 31 de agosto, a terceira fase da operação Mecanismo, destinada a apurar a prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de capitais praticados por policiais penais, no âmbito do sistema prisional. A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional da Zona da Mata, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais.

Está sendo investigada a existência de um complexo esquema criminoso formado por policiais penais (agentes penitenciários), agentes públicos, presos e pessoas ainda não totalmente identificadas, consistente na promoção do ingresso de aparelhos celulares no interior de estabelecimentos prisionais situados na Zona da Mata mineira, mediante o pagamento de propina e favores indevidos.

Segundo apurado pelo Gaeco, agentes públicos estariam sistematicamente cobrando propina para facilitar a transferência de presos e para fazer “vistas grossas” ao ingresso de telefones móveis para dentro da carceragem da unidade prisional. Nesse contexto, buscando ocultar e dissimular a movimentação de valores oriundos do recebimento de propina, usavam contas bancárias cadastradas em nome de terceiros.

A operação de hoje teve como objetivo cumprir três mandados, um de busca e apreensão em Muriaé e um de busca e apreensão e um de afastamento do cargo público em Palma. No cumprimento dos mandados em Palma, durante as diligências, o policial penal investigado tirou a própria vida utilizando sua arma de fogo.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo