fbpx
Minas em Foco

Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano no Triângulo Mineiro: saiba onde doar

O leite materno é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança

No dia 19/5, comemora-se o dia nacional e mundial da doação do leite humano. A data representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Com o objetivo de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso no Triângulo Mineiro, há dois Bancos de Leite Humano (BLH) e cinco Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) nas maternidades de alto risco vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari e Patrocínio.

O leite materno é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, além de ser de fácil e rápida digestão. Possui muitas substâncias de defesa, que não se encontram em nenhum outro leite. Além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Roberta Silveira, referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, explica que a doação de leite humano é muito importante para garantir a nutrição adequada dos bebês em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal dos hospitais de referência da região, nas quais, manter os estoques supridos é um desafio. 

“Em Uberaba e Uberlândia, as mães que se dispuserem a doar, podem ligar nos serviços de referência e se cadastrar, recebendo o suporte e as informações sobre a coleta e armazenamento adequados. Em Uberaba, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) é o serviço de referência, e em Uberlândia, fica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)”, completa Silveira. 

Banco de Leite e Posto de Coleta de Leite Humano

O BLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento e controle de qualidade. Já o PCLH é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, vinculada tecnicamente a um banco de leite humano e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco. Veja os endereços abaixo:

Banco de Leite Humano (BLH)

Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia – HC-UFU

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

    Comentários

    Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

    Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo