fbpx
Minas em Foco

Operação conjunta combate esquema de sonegação fiscal no Norte de Minas

Uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Receita Estadual e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagrou hoje, 3 de maio, a operação Ostentare, que busca combater o crime de sonegação fiscal no Norte de Minas.  

Foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em seis alvos, sendo cinco empresas comerciais varejistas de artigos do vestuário e acessórios e uma residência de duas pessoas físicas. Todo o material apreendido será analisado para apuração da sonegação tributária e responsabilização criminal dos envolvidos.

As investigações começaram após o recebimento de valores milionários detectados em cruzamento de dados por diversos CPFs e microempreendedores individuais (MEIs). A delegada fiscal da Receita Estadual de Montes Claros, Norte de Minas, Cássia Simone, relata que o esquema consiste em utilização de CPFs e constituição de diversas empresas, inclusive MEIs para a fraude tributária. 

“Algumas dessas empresas funcionam no mesmo endereço, com mesmo nome comercial, em nome dos reais proprietários e de interpostas pessoas, os chamados laranjas. A prática entre elas é a venda sem emissão de documentos fiscais”, explica a delegada fiscal.

A rede de lojas opera também com vendas pelo sistema e-commerce.

Uma das empresas envolvidas na investigação já possui débito de ICMS superior a R$ 1 milhão. Com as provas apreendidas durante a operação, novos créditos tributários devem ser constituídos, podendo aumentar ainda mais o valor devido.

Participam da operação um promotor de Justiça e um servidor do MPMG, 17 servidores da Receita Estadual e 12 policiais militares.

O nome da operação, Ostentare, que significa “mostrar com muito excesso realizações e posses”, faz referência à ostentação do grupo nas redes sociais, divulgando grande estoque de mercadorias, construções e inaugurações de lojas de luxo em toda a região Norte de Minas.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo