fbpx
Minas em Foco

Jornalista diz ter sido rejeitado por emissora de TV por ser negro e “não atender Padrões” da TV e dos Patrocinadores

Um jovem jornalista mineiro, de brilhante atuação em Minas Gerais, passou por uma situação de humilhação, após ser convidado para fazer um teste em uma emissora de notoriedade nacional.

Jô Silva Rodrigues, foi até o local combinado e chegou pela manhã, por volta das 11h, mas somente foi atendido por volta das 18h, sem entender os motivos iniciais da enrola em atendê-lo, foi surpreendido com a alegação que ele não atende os padrões da emissora e nem dos patrocinadores. “As marcas são para um público mais exigente, seletivo, elitizado e elegante. Ai pediram alguém de pele com um tom mais claro e olhos claros também” alegou o contratante.

O jornalista diz que questionou o representante da TV sobre qual o padrão que eles procuram. “Você já viu algum apresentador de cor, na televisão brasileira? Fazendo programa de auditório e como âncora? Não, né?”. Alegou o homem, como motivo para a negativa, a cor da pele do jornalista. “É triste falar isso. Mas é a realidade da TV e dos anunciantes hoje em dia. Eles não deixam escolher gente assim”. Acrescentou o representante.

Nas redes sociais o jovem jornalista desabafou…

FUI REJEITADO PELA EMISSORA POR NÃO ESTAR NO “PADRÃO” DA TV E DOS PATROCINADORES

Leia e entenda o que aconteceu:

  • Alô, Jô Silva Rodrigues?
  • Sim, sou eu!
  • Aqui do canal (…) e recebemos seu currículo e portfólio. Gostaria que viesse fazer um teste na emissora.
  • Não acredito! Sério?! Glória a Deus 🙏🙌! Estarei aí amanhã…

Cheguei às 11h. Quem me convidou saiu 11:13h, assim que soube da minha chegada. 18h fui atendido. Sem almoço, sem dinheiro 💰. Mas, como é um sonho, perseverei.

  • Jô, você não enquadra no perfil dos nossos anunciantes.
  • Mas, posso saber qual perfil eles procuram?
  • Então, as marcas são para um público mais exigente, seletivo, elitizado e elegante. Aí, pediram alguém de pele com um tom mais claro e olhos claros também
  • No material que enviei, inclusive, vídeos, vocês viram minha cor e olhos. Por quê me pediram pra vir, mesmo sabendo que eu não encaixaria nos requisitos dos patrocinadores?
  • Por que pensamos que você enquadraria no padrão de televisão atual. Mas, infelizmente, não
  • Qual é o padrão atual?
  • Você já viu algum apresentador, de cor, na televisão brasileira? Fazendo programa de auditório e como âncora? Não, né?! É triste falar isso. Mas, é a realidade da tv e dos anunciantes hoje em dia. Eles não deixam escolher gente assim.
  • E isso quer dizer o quê?
  • Que dificilmente você terá oportunidade nesse mercado. Mas, não desista. Uma hora dá certo. Vocês, de movimentos raciais, deveriam cobrar mais o espaço para esta categoria
  • Você me ligou dizendo que fui aprovado e selecionado para fazer teste aqui. Cheguei às 11h, esperei pra ser atendido agora, às 18h para ouvir isso?
  • Vai acostumando, Jô. Infelizmente, em televisão tudo é previsível. Eles mudam toda hora. Tenha paciência, qualquer coisa, te entro em contato. Vou ver o que consigo pra você. Não desista dos seus sonhos
  • Tudo bem. Muito obrigado e desculpa qualquer coisa. Inclusive, perdoe por eu não ter pele, cabelo, corpo e olhos privilegiados. Na altura da exigência da emissora, patrocinadores e diretoria.

Voltei para pousada. E estou feliz. Embora, tenha ficado, naquele momento, angustiado. Não posso me entregar à tristeza. Afinal, isso é recorrente. Um dia Deus me dará oportunidade para realizar meu sonho. Enquanto isso, continuarei lutando.

Obrigado a todos e todas que leram meu desabafo.

O jornalista Jeferson Sputnik, conversou com o jornalista Jô, e vem a público manifestar seu repúdio a quaisquer tipos de discriminação e de preconceito racial. A diferença é uma das características que compõem os seres humanos. E é justamente na diferença que reside a vitalidade, a beleza e as múltiplas possibilidades de produção de culturas. No entanto, as diferenças, historicamente (e de forma equivocada), foram representadas como produtoras de desigualdades, gerando, ao longo do tempo, preconceitos e discriminações sobre determinados grupos sociais, por conta da cor da pele, religião, gênero, orientação sexual, dentre outros marcadores sociais.

O Sputnik Voz do Povo, que é um veículo defensor das leis e da igualdade social repudia qualquer tipo de atitude racista, seja no trabalho, nas ruas, escolas, ou ainda por meio de postagens, mensagens e/ou comentários com o intuito de ofender, coagir ou subalternizar qualquer pessoa, ou grupo social, mesmo que de forma indireta.

A pedido da vítima a emissora não será citada, para lo preserva de uma possível perseguição, ou até mesmo uma inversão de valores no caso narrado.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292. Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo