fbpx
Justiça

Pinheirense de 18 anos tira nota mil no Enem e é destaque em Minas Gerais

A pinheirense, que leva a cidade até no nome, Júlia Pinheiro Oliveira Couto, de 18 anos, orgulha pais e professores com nota mil no Enem

Nessa última quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou o boletim de desempenho oficial dos estudantes que realizaram o Enem em 2022. Com as notas do exame, os candidatos podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni). Os dois processos, respectivamente, inserem os alunos nas universidades federais de todo o país e fornecem bolsas de até 100% em instituições privadas. 

Além disso, as notas do Enem garantem ingresso em instituições de ensino superior do exterior, como Universidade de Lisboa, em Portugal, e École Normale Supérieure, na França. Possibilita, ainda, concessão de bolsas e descontos em centros universitários e faculdades da rede particular. Além das notas mínimas exigidas, a redação é um grande gargalo no exame — zerar a prova implica em eliminação sumária. Os que atingiram o nível de excelência, no entanto, só têm a comemorar.

É o caso da pinheirense Júlia Pinheiro Oliveira Couto, 18 anos, natural e moradora de João Pinheiro, que é a segunda jovem em Minas Gerais a tirar nota mil no Enem.

Júlia, estudou 100% online com o auxílio de professores do cursinho pré-vestibular de Patos de Minas, durante todo o ano de 2022 na Salinha Dayane Alemar, com os professores Dayane Alemar, professora e coordenadora de Pré-Vestibular e César Donizette, professor de redação. Como o fruto de seu esforço, veio a nota mil na redação, cujo tema proposto foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, Júlia conseguiu fazer o texto por meio da paixão que ela tem pelo cinema, onde buscou referências.

Agora a estudante pensa em dar continuidade aos estudos, passar em uma federal e ser uma cirurgiã plástica.

Cobertura do Sputnik Voz do PovoQuer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo