Copasa destaca atuação social no interior de Minas Gerais em 2022
Atividades vão de encontro à Agenda ESG e ODSs
Gerar valor para as pessoas vai além do serviço de saneamento e se reflete no cuidado da empresa para com os mineiros. Cumprindo esse propósito, ao longo de 2022 a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) marcou presença em mais de 200 eventos no Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. Entre eles, competições esportivas, inaugurações de patrimônios públicos, ações de educação ambiental e cerimônias promovidas pelas prefeituras para prestação de serviços.
Nos últimos 12 meses, a maior parte das participações foi com a disponibilização do pipinha. A empresa investiu aproximadamente R$30 mil na atividade nos municípios da área de abrangência da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), o que culminou em cerca de 50 mil litros de água distribuídos gratuitamente a 45 mil pessoas. Além disso, em grande parte das solenidades, a empresa disponibilizou ainda álcool em gel para higienização das mãos, copos descartáveis e lixeiras para garantir a limpeza dos ambientes.
De acordo com Fernando Corrêa, supervisor socioambiental da Copasa, a intenção é ampliar cada vez mais a atuação social da Companhia. “Nosso intuito é estar cada vez mais perto da população, evidenciar que a empresa não trata apenas água e esgoto, mas se preocupa com os seus clientes e deseja fazer parte de momentos marcantes para eles, já que dedicamos as nossas vidas a garantir o bem-estar de todos”, ressaltou.
Por meio de ofício, o presidente do Lions Clube de Patos de Minas, Halisson Ramos Leal, manifestou suas congratulações à Copasa pela distribuição de água durante evento promovido em maio, em um bairro da Capital do Milho. “Agradecemos à Copasa em nome dos Companheiros, Domadores e Filhotes do Lions Centro, e também em nome da comunidade assistida, o apoio inestimável desta entidade sem o qual certamente não teríamos atingido os nossos objetivos de levar um pouco mais de fraternidade, carinho, atenção e respeito a todas essas pessoas que participaram”.
Encontros com a comunidade e poder concedente
Ademais, no decorrer do ano, cerca de 50 reuniões foram promovidas com a população, para tirar dúvidas sobre a prestação de serviços e explicar sobre o início de obras e a necessidade de escavação de terrenos. Também foram realizados encontros com formadores de opinião e lideranças locais, para explicar a atuação da Copasa nos 58 municípios em que ela opera no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE); além de reuniões com poderes concedentes, que incluem câmaras e prefeituras municipais, com o objetivo de apresentar projetos de melhorias. Cerca de 200 pessoas foram atendidas nesses procedimentos.
Dentre as reuniões estão as que foram promovidas em Iturama, com o objetivo de obter um feedback dos clientes para atendê-los cada vez melhor. Numa dessas oportunidades, o representante do bairro Jardim Califórnia, Ezio Morais da Silva, elogiou a iniciativa da companhia. “Ocorreu uma troca de ideias bacana, a Copasa está no caminho correto. Essa aproximação é muito boa para que a população entenda como o trabalho da empresa é feito”, disse.
Também foram promovidos encontros com a comunidade a fim de explicar a maneira correta de utilizar o sistema de esgotamento sanitário, para que o mesmo pudesse funcionar de maneira correta e eficiente. Uma das cidades em que ocorreu o encontro foi São Gonçalo do Abaeté. “Os eventos de conscientização são de suma relevância, sobretudo no que tange às questões de cunho ambiental, ainda mais quando se fala em esgotamento sanitário, que ainda é um gargalo para população em relação à cobrança de taxas, o que jogar na rede e melhor forma de descarte. Então, reuniões como essa que ocorreu são muito importantes para a população, com o intuito de explicar como é o processo tratamento de esgoto, como a água é devolvida ao meio ambiente, enfim, como ocorre todo o processo.”, concluiu a moradora e integrante do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), Sílvia Porto.
Valorizando a vida e as boas relações
E como água, natureza e pessoas estão intrinsecamente relacionadas, a Copasa também deu apoio ao projeto Plantando Sorrisos, realizado em Frutal. A iniciativa foi criada em 2014 em uma universidade particular de Bauru (SP), com a finalidade de integrar plantios em áreas urbanas e diferentes grupos da sociedade: mulheres que lutam contra o câncer, crianças especiais, idosos, detentos, dependentes químicos e estudantes universitários. Em 2022 o projeto foi organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal e a Secretaria do Meio Ambiente.
No ano passado, 220 mudas foram plantadas na terra do Abacaxi, em uma via que dá acesso a Universidade e em um clube particular da cidade. “A Copasa entrou nesse projeto na sétima edição do Plantando Sorrisos, ao contribuir para a primeira edição realizada em Frutal. Também participou da 9ª edição. A empresa forneceu água potável e gelada para consumo”, pontuou Marcos Siqueira, pesquisador e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
E completou: “Embora as atividades fossem desenvolvidas em período matutino, Frutal é uma cidade muito quente, então a ajuda da Copasa fez toda a diferença. A expertise no plantio também foi uma forma de contribuição. A Companhia efetua o plantio em grande escala nos municípios, e no momento do Plantando Sorrisos, técnicas e experiências são trocadas, o que é fundamental”, disse o doutor em ciências.
Engajar para transformar
A atuação social da Copasa faz parte do programa Engajar para Transformar, criado para manter uma prática social sustentável e que agregue valor à companhia, definindo as diretrizes do relacionamento da empresa com a sociedade – tendo o cliente como foco. Também apresenta uma metodologia que estabelece a presença, o diálogo e a afinidade com as comunidades locais.
O programa em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e integra a Agenda ESG da Copasa (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa).
O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para a pessoas”. A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Além disso, consolida o posicionamento da Copasa e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garante a perenidade da Companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossas matérias
Comentários