fbpx
Minas em Foco

Feira dos Produtores recebe alunos e professores do Projeto CUTUCAR

Trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante o projeto estão expostos nos corredores da nova Feira

Quase 1100 estudantes e professores, que participaram do Projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social, estiveram no último sábado (5/11), na nova Feira Livre dos Produtores Rurais de Paracatu. A data marcou o encerramento da ação que levou educação patrimonial a alunos de 5º ano do ensino fundamental de 17 escolas da rede pública municipal e estadual e também da APAE de Paracatu e de um educandário filantrópico. O resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos participantes pode ser visto na exposição ‘A Cidade que Queremos’, aberta ao público nos corredores da Feira por uma semana.

Ao longo de onze meses, desde o planejamento até a execução de toda as atividades do projeto, cerca de 1047 jovens e professores de 42 turmas escolares foram beneficiados com uma programação focada em visitações, rodas de conversa, momentos de reflexão e registro de saberes. Todos tiveram a oportunidade de conhecer a Casa Museu do Quilombo, a Fábrica de Biscoitos do São Domingos, a Casa Kinross, a Igreja do Rosário, o Beco do Sr. Candinho, a Casa de Cultura e a Academia de Letras do Noroeste de Minas.

Com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, o CUTUCAR foi promovido pela GuiasTur. “O evento de culminância do projeto é uma prestação de contas à sociedade. Ver todas essas crianças acompanhando o encerramento confirma que o trabalho foi bem feito e que alcançou seu objetivo de despertar nelas o sentimento de cuidado e de pertencimento, o orgulho de ser paracatuense”, salienta a coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel.

Para o secretário de cultura e turismo de Paracatu Igor Diniz, a iniciativa contribuiu fortemente para a formação pedagógica dos alunos. “É uma ação muito importante que ajuda a fomentar ainda mais a cultura local e reforça a relevância dos patrimônios materiais e imateriais na identidade do município”.

A gerente de comunicação e comunidades da Kinross Luana Gomes destaca a expansão do universo do saber para além das paredes da escola. “Estamos muito felizes de ver o resultado do projeto, que abarcou quase 900 crianças da rede pública de ensino, valorizando a cultura e as riquezas de Paracatu”.

A alegria de ter participado do CUTUCAR reflete na fala da estudante Lyvia Maria Barros, de 10 anos, da Escola Municipal Leonor Ulhoa Victor Rodrigues. “Gostei bastante porque nos ajudou a desenvolver algumas capacidades e a trabalhar em grupo com nossos colegas. É muito importante a gente conhecer a nossa cultura para melhorar a cidade em que moramos”, finaliza

Mais informações sobre o Projeto CUTUCAR podem ser obtidas nas seguintes redes sociais:

INSTAGRAM: instagram.com/guiastur_

FACEBOOK: https://m.facebook.com/ACONTUP/

YOUTUBE: https://m.youtube.com/channel/UCOyIL8aBq3gU2KGIjS5iCXA

Realização: Ministério do Turismo, Kinross e GuiasTur 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo