fbpx
Últimas notícias

Romeu Zema defende prioridade da vacinação de professores durante agenda de trabalho em Frutal

Em escola contemplada pelo programa Mãos à Obra, governador se reuniu com educadores, diretores de escola, pais e alunos para discutir a Educação no estado

O governador Romeu Zema defendeu, nesta sexta-feira (14/5), em Frutal, no Triângulo Mineiro, que professores tenham prioridade na vacinação contra a covid-19. Zema visitou a Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, contemplada pelo programa Mãos à Obra, e se reuniu com educadores, profissionais da Educação, pais e alunos para discutir o trabalho da sua gestão para avançar nos índices educacionais. Mais tarde, o governador também se encontrou com prefeitos da região para ouvir as demandas e apresentar os projetos em desenvolvimento pelo seu governo.

“Estive reunido com a área de Educação aqui na cidade de Frutal. Tomei café com diretoras de escola, professores e pessoas da Secretaria de Estado de Educação, onde mais escutei do que falei. Temos cobrado do Ministério da Saúde prioridade para os professores, porque sabemos que essas categorias que têm contato direto com as pessoas precisam estar imunizadas”, afirmou o governador.

No dia 9 de abril, um ofício assinado pelo governador Romeu Zema e pelos secretários de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, e de Educação, Julia Sant’Anna, foi enviado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, pedindo que a comunidade escolar seja priorizada no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.

O documento explica a importância da inclusão de professores e demais trabalhadores da Educação como prioridade na vacinação, para que seja possível a volta gradual das aulas presenciais. A imunização se somaria ao protocolo de Saúde criado por um grupo de trabalho no Estado com orientações para o retorno da atividade com segurança.

Avanços

A Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira é uma das seis unidades contempladas no município pelo programa Mãos à Obra, que está reformando, ao todo, 1.028 escolas estaduais em todas as regiões mineiras. O investimento previsto nas quatro etapas do projeto é de R$ 232 milhões. As unidades são escolhidas por critérios técnicos de urgência e criticidade. São obras emergenciais, como construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas e reforma geral de instalações, que visam dar mais conforto e segurança a alunos e profissionais.

Durante o encontro com os educadores, diretores e especialistas, Zema ressaltou os avanços de Minas Gerais nos índices de Educação. Segundo o último resultado do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), divulgado em setembro de 2020, o Estado alcançou os melhores resultados de sua história, no ensino médio, em português e matemática, após três edições seguidas de queda nos indicadores.

A diretora da unidade Marielza Ferreira da Silva agradeceu ao governador pela visita e pelo trabalho realizado pela Educação em Minas Gerais.

“A comunidade escolar pode testemunhar nosso empenho na busca pela melhoria da qualidade da Educação. Temos abraçado as propostas do governo, tanto que a nossa escola, a partir deste ano, vai oferecer o ensino médio em tempo integral”, afirmou a diretora. A escola também conta com um segundo endereço na Apac do município, onde atende os públicos masculino e feminino.

Aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Maestro Josino de Oliveira Yane Karoline de Souza Garcia falou sobre a importância de se investir na Educação dos jovens. “A gente sempre tem que opinar e estarmos abertos a ouvir. Acredito que, junto com o senhor, a Educação de Minas Gerais vai melhorar muito. Muita gente da minha idade estuda por obrigação, e não é assim. A gente tem que estudar para ter um país melhor”, afirmou a jovem de 15 anos.

Encontro com prefeitos

Zema também se reuniu com prefeitos da região para ouvir demandas e apresentar os projetos desenvolvidos pelo governo. Ele ressaltou que, apesar de todas as dificuldades financeiras, Minas tem conseguido avançar em todos os setores, como Educação, Segurança, atração de novos investimentos e no combate à pandemia.

“Sempre digo que quem governa, quem administra, precisa escutar para entender quais são os problemas.  Estive aqui hoje para ouvir, anotar, para saber quais são os problemas da região para que as minhas decisões, as decisões dos secretários, estejam de acordo com essa realidade”, afirmou o governador.

O prefeito de Frutal, Bruno Augusto, ressaltou a importância da parceria do governo estadual com os municípios. “A gente conhece a realidade do Estado de Minas Gerais e o que foi vivenciado nos últimos anos, os obstáculos e as dificuldades que o governador tem enfrentado para arrumar a casa. Temos que dar as mãos e caminhar juntos, buscando união entre os municípios e o Estado para a gente poder trabalhar pela população”, afirmou.

Inauguração Apac

Na noite de quinta-feira (13/5), o governador Romeu Zema ainda participou, também em Frutal, da cerimônia de início das atividades da primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Juvenil do mundo, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O local tem capacidade para atender 60 jovens do gênero masculino, sendo 40 em cumprimento de medida de socioeducativa de internação e 20 de semiliberdade.

Construída pelo TJMG, por meio de verbas pecuniárias, a unidade recebeu investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para custeio dos primeiros 12 meses de funcionamento.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo