fbpx
Justiça

Violência contra a mulher aumenta em João Pinheiro e Conselho Municipal da Mulher se pronuncia a favor das vítimas

Devido aumento de caso de violência contra a mulher em João Pinheiro, a advogada e Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Teodoro Oliveira, procurou nossa redação, para falar sobre o assunto e trazer a informação a toda a população sobre como denunciar e alerta para a importância de se posicionar em relação a esse tipo de situação o mais rápido possível.

Silvia Teodoro Oliveira, contou que “nas últimas semanas a cidade de João Pinheiro, tem se deparado com um aumento de casos de violência doméstica e familiar veiculados nas mídias locais.

Nesse sentido, o Conselho Municipal da Mulher se pronunciou a favor das vítimas e totalmente contra essas violências que estão acontecendo em nosso Município e com isso colocar a população a par dos tipos de violência que podem e devem ser denunciadas.

Atualmente as mulheres tem como escudo de proteção a Lei Maria da Penha – Lei 11.340/06, criada especificamente para salvaguardar seus direitos. Para tanto, as mulheres precisam ter a coragem de denunciar o agressor.

Sabe-se que as vezes essa denúncia é muito difícil de se fazer pois em várias situações a mulher preza pela segurança da família, principalmente dos filhos, ficando com medo e assim se retraindo, não realizando a divulgação do caso ao órgão competente para a apuração dos crimes e a concessão da Medida Protetiva necessária em cada caso.

Tem-se que há vários tipos de violência doméstica e familiar que podem ser denunciadas, sendo: VIOLÊNCIA PATRIMONIAL, MORAL, SEXUAL, PSICOLÓGICA e  FÍSICA.

A par de tais modalidades, identificando a mulher o sofrimento de quaisquer destes tipos de violência deve-se de forma imediata, sempre de forma segura para a mulher violentada realizar a denúncia.

É de se verificar que em um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública os indicativos dão conta de que 42% dos casos de agressão ocorrem justamente no lar, no ambiente doméstico, além do mais também há indicativos pesquisados que dão conta do aumento da violência doméstica contra a mulher na quarentena. Ressalte-se que as agressões não escolhem cor, idade, profissão nem classe social; pode ser encontrada na residência de qualquer brasileira.

Desse modo, o Conselho Municipal da Mulher de João Pinheiro, diante dos casos ocorridos e DENUNCIADOS nos últimos dias, aparecendo inclusive na mídia, não pode mais se calar e assim vem a público externar nosso apoio a essas mulheres violentadas e também incentivar outras a fazerem o mesmo.

Deixamos aqui os canais de atendimento e denúncias a serem realizadas em nossa cidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e o próprio Conselho Municipal da Mulher. A mulher que estiver passando por violência doméstica e familiar pode encaminhar direct ao Instagram do nosso Conselho @conselhomunicipaldamulherjp, que dentro da maior segurança e privacidade possível estaremos levando os casos aos órgãos competentes para a apuração”. Finalizou, Silvia Teodoro Oliveira.

            Violência Doméstica BASTA!

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo