fbpx
Últimas notícias

Governo DESCARTA 2ª onda de Covid-19, isolamento social e auxílio emergencial

A Academia Akal de Artes Marciais está com as inscrições abertas para as aulas de Karatê é Jiu-Jitsu em João Pinheiro.
O telefone para fazer sua matricula é: (38) 9-9861-5789.

PONTOS-CHAVE

  • Segundo a equipe econômica do governo o aumento de casos do Covid-19 não significa uma segunda onda da doença;
  • Onze estados estão em queda na evolução da média móvel de mortes, sete e o Distrito Federal estão em estabilidade e oito em alta;
  • Governadores e suas equipes de saúde já estão se reunindo e decidindo medidas a serem adotadas nos próximos dias, a fim de combater esse aumento;

Diante do aumento de casos de contaminados e internações por Covid-19 a equipe econômica do governo Bolsonaro descarta a 2ª onda e uma nova fase das restrições de isolamento social. Com isso, nega a necessidade de mais uma prorrogação do auxílio emergencial.

Segundo a equipe econômica do governo o aumento de casos do Covid-19 não significa uma segunda onda da doença. Por esse motivo, a adoção de medidas mais rígidas de isolamento social não é necessária.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a equipe trabalha com uma probabilidade baixa para a adoção de novas medidas emergenciais. Essa ação é de acordo com a análise de dados compilados pela Secretaria de Política Econômica.

Esses dados apontam que parte dos estados conseguiu atingir imunidade, porém, esse monitoramento não é feito em parceria com o Ministério da Saúde. A avaliação serve para a adoção de medidas restritivas e da prorrogação do auxílio emergencial.

Segundo a equipe, a prorrogação do auxílio só seria justificada se acontecesse o mesmo que ocorreu em abril, quando as empresas fecharam as portas, devido às medidas de restrições sociais, com o intuito de controlar o avanço da doença.

Aumento de casos

No domingo (29), o Brasil teve 261 novos casos de mortes por Covid-19, totalizando 172.848 desde o início da doença no país. A média móvel dos últimos sete dias é de 529. Porém, o número de contaminados foi de 23.496, somando 6.313.656 registros da doença no Brasil desde o início da pandemia.

Atualmente, onze estados estão em queda na evolução da média móvel de mortes, sete e o Distrito Federal estão em estabilidade e oito em alta. Esses últimos são os mais preocupantes, porém, segundo o Ministério da Saúde essas altas podem ser justificadas pelo apagão de dados que aconteceu no início de novembro.

Com isso, os dados de vários dias que ficaram sem serem divulgados estão sendo atualizados e gerando a alta. Mesmo assim, governadores e suas equipes de saúde já estão se reunindo e decidindo medidas a serem adotadas nos próximos dias, a fim de combater esse aumento.

Prorrogação do auxílio emergencial

Diante da possibilidade de uma segunda onda de Covid-19 a pauta sobre a prorrogação do auxílio emergencial e do estado de calamidade pública sofre ainda mais pressão. Porém, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirma que ambas não serão prorrogadas.

Durante uma entrevista ao jornal “Valor Econômico”, Maia afirmou “Nenhum desses assuntos será pautado na Câmara até 1º de fevereiro. O governo que esqueça isso. Aqueles que sonham com um jeitinho na solução para o teto de gastos que aproveitem a chegada do próximo presidente da Câmara, que terá a coragem de ser o responsável por uma profunda crise econômica e social deste país”.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo