fbpx
Justiça

Prefeito de Unaí fala ao Sputnik Voz do Povo sobre medidas preventivas nas barreiras sanitárias

Barreiras sanitárias fazem controles nas entradas da cidade de Unai-MG.

Equipes de Saúde, apoiadas pela Polícia Militar de Minas Gerais, monitoram as entradas da cidade de Unai-MG, no Noroeste Mineiro, através das barreiras sanitárias. 

Com os números de casos de coronavírus aumentando em todo o país, profissionais da saúde em Unai, tem trabalhado de forma preventiva desde o dia 21 de março, com as barreiras educativas e sanitárias, a ação até o momento tem demonstrado eficacia.

O objetivo é prevenir a disseminação do coronavírus. Nas barreiras, os veículos são abordados para que os passageiros recebam orientações sobre o covid-19. Os agentes de saúde realizam o levantamento da origem dos ocupantes do veículo e confere a temperatura e se há sinais de que alguém apresente sintomas de coronavírus.

Unaí, tem dois casos atestados como positivos no boletim epidemiológico do Estado de Minas Gerais.

O primeiro caso confirmado em Unai, foi informado no dia 26 de março e reconhecido pelo estado no dia 30 de março, logo em seguida um segundo caso chegou a ser noticiado na cidade sobre o policial penal testado positivo para Covid-19, mas o mesmo somente prestava serviço no município, sendo ele residente em Brasília, onde o caso foi registrado. No dia 16 de abril um terceiro caso foi noticiado pela prefeitura de Unai, tratando-se do médico José Goulart de Souza Júnior, que testou positivo para Covid-19.

Informe Epidemiológico 25/04

Até o momento foram 1.481 casos confirmados*. Cento e cinco (105) óbitos estão em investigação**, 330 óbitos descartados e cinquenta e oito (58) óbitos foram confirmados***.

*Total de confirmados é a soma dos casos confirmados que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por Covid-19.

**Óbitos em investigação. Óbitos suspeitos de Covid-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Os óbitos descartados são aqueles que tiveram exame laboratorial negativo para Covid-19 e/ou foram confirmados para outras causas. Até o momento foram notificados 493 óbitos suspeitos.

Total de casos suspeitos de Doença pelo Coronavírus Covid-19: 75.929. Caso suspeito é todo indivíduo com quadro respiratório agudo, notificado pelo serviço de saúde com suspeita de infecção humana pelo SARS-COV-2 – Doença causada pelo Coronavírus Covid-19.

Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 25/04/2020. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SES-MG.

Clique aqui e acesse o Quadro Resumo – óbitos Covid-19 / MG

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.

A partir de 27/03/2020 os casos suspeitos de COVID-19 passaram a ser notificados no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por municípios. Assim que possível, as informações serão atualizadas.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo