fbpx
Estradas e Rodovias

OPERAÇÃO CEVADA

EM ALGUMAS CIDADES DA REGIÃO NOROESTE O 45° BPM ATUO EM APOIO AO GAECO NA “OPERAÇÃO CEVADA”

Na data de,11 de julho de 2019, foi desencadeada a Operação CEVADA.

A operação foi realizada em municípios do Noroeste de Minas (Paracatu, Brasilândia de Minas, João Pinheiro, distrito de Canabrava e também no Distrito Federal).

NOTA MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, núcleo de Paracatu, com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária do Triângulo Mineiro e Noroeste e do Centro de Produção Análise, Difusão e Segurança da Informação do MPDFT, em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda, Receita Federal e a Polícia Militar de Minas Gerais, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça de João Pinheiro, deflagrou na manhã de hoje, 11 de julho de 2019 a OPERAÇÃO CEVADA, com o objetivo de combater crimes contra a ordem tributária, falsificação de bebidas, receptação qualificada, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados por alguns empresários da Região Noroeste de Minas Gerais e do Distrito Federal.

Segundo foi apurado, comerciantes das cidades de Brasilândia de Minas/MG, João Pinheiro/MG, Paracatu/MG e Brasília/DF adquiriam bebidas falsas nos Estados da Bahia, Ceará, Sergipe, dentre outros, e transportavam sem nota fiscal e/ou com notas fiscais frias e posteriormente distribuíam em todo o Noroeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, Itabirito, além de algumas cidades do Estado de São Paulo e no Distrito Federal.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pinheiro/MG, Paracatu/MG, Brasilândia de Minas/MG e Brasília/DF, todos expedidos pelo juízo da Comarca de João Pinheiro. A fim de garantir a reparação de eventuais crimes tributários, com prejuízo ao erário, também foram bloqueados via sistema RENAJUD mais de 50 veículos pertencentes aos investigados.

A fim de subsidiar a investigação foram recolhidas amostras de bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, e vasilhames de água para confecção de perícia.

Do mesmo modo, foram apreendidos diversos documentos, cheques, computadores, notebooks e celulares das empresas e dos investigados para posterior auditoria da Receita Estadual e colheita de provas pelo Ministério Público.

Durante o cumprimento também foram conduzidas 7 pessoas em flagrante delito e apreendidas 6 armas de fogo, dois revólveres, calibres .32 e .38, duas pistolas .380, uma cartucheira calibre 28 e um Fuzil/Rifle Remigton .222 com luneta Snipes e 522 munições de calibres variados.

Foram lavrados dois autos de infração ambiental em razão da localização de carvão vegetal irregular em um dos estabelecimentos, 1 comprimido de ecstasy e 2 pontos de LSD.

FÁBIO ALVES BONFIM Promotor de Justiça

MARIA CONSTÂNCIA M. DA COSTA ALVIM Promotora de Justiça

GENNEY RANDRO BARROS DE MOURA Promotor de Justiça

MARIANA DUARTE LEÃO Promotora de Justiça

NILO VIRGÍLIO DOS GUIMARÃES ALVIM Promotor de Justiça

FABIANA PEREIRA DE LIMA LOPES Promotora de Justiça

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *