fbpx
Estradas e Rodovias

Captura de ‘lobisomem’ em João Pinheiro é fake news; entenda a história

Imagens da suposta criatura circulam há cerca de dois dias com áudios dizendo que a mesma está em João Pinheiro

Em tempos de pandemia, as notícias falsas têm se espalhado com mais força entre as redes sociais e grupos de WhatsApp. Em João Pinheiro, há cerca de dois dias circulam nos grupos de WhatsApp o vídeo de um suposto “lobisomem” . A informação inicial era de que um animal não identificado teria sido visto no município, e nos últimos dias, um vídeo viralizou, acompanhado de um áudio, onde uma pessoa informa que o “lobisomem” foi capturado pela Polícia Militar de João Pinheiro, e levado para a delegacia. 

No entanto, informamos que não houve nenhum registro da captura de animal não identificado em João Pinheiro, e nem em nenhum outro local do estado. Portanto, a história se trata de mais uma fake news. 

Apuramos que as mesmas imagens foram compartilhadas em varios estados no Brasil, com o mesmo “boato” de que um lobisomem havia sido capturado. 

Segundo reportagem feita pelo portal Correio da Bahia, o suposto vídeo é, na verdade, parte dos bastidores da gravação do filme Pampa Feroz, que compõe o longa “As Fábulas Negras”, de 2014, uma obra do diretor Petter Baiestorf, que conta a história de um lobisomem solto no meio da roça. Veja as imagens no vídeo abaixo. 

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo