Segurados do INSS em reabilitação profissional serão reavaliados
Os convocados são aqueles sem perícia médica há mais de 1 ano
Quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e faz parte do programa de reabilitação profissional do INSS vai passar por reavaliação. Essa é uma medida que o instituto faz de maneira corriqueira, mas que estava suspensa por conta da pandemia.
A ideia é verificar se esses segurados ainda têm direito ao benefício, como explica Kesia Miriam Santos de Araújo, da Coordenação de Serviços Previdenciários do INSS.
Devem ser convocados os segurados que não passaram por perícia médica há mais de 365 dias.
Dos cerca de 150 mil beneficiários que fazem a reabilitação, o órgão prevê a convocação de 45 mil, número que corresponde aos que estão com a Data de Comprovação de Incapacidade vencida há mais de um ano.
O prazo para a revisão de todos esses benefícios é de 180 dias. Portanto, os segurados podem ser convocados a partir deste mês até abril de 2023.
Vale lembrar que os segurados que precisarem passar por essa revisão receberão a convocação do INSS por carta, e-mail ou ligação. Então, é preciso estar com os dados atualizados no sistema, mas não é necessário agendar esse atendimento, porque quem fará esse processo é o próprio INSS.
A reabilitação profissional é um serviço da Previdência Social oferecido aos segurados que ficaram incapacitados para o trabalho por motivo de doença, acidente ou deficiência. É oferecida a eles a oportunidade de passar por uma reeducação ou readaptação profissional, para que possam retornar ao mercado de trabalho.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários